Topo

Conselho do São Paulo aprova novo estatuto por unanimidade

16/11/2016 20h44

O Conselho Deliberativo do São Paulo aprovou, em reunião nesta quarta-feira, o texto do novo estatuto do clube. A decisão foi por unanimidade. O resultado, no entanto, ainda não define a questão, já que para ser colocado em prática o documento ainda precisa passar por assembléia dos sócios, ainda sem data, mas com previsão para ocorrer nos primeiros dias de dezembro.

O aval do Conselho já vinha sendo costurado nos bastidores, a partir do momento em que conselheiros da oposição se mostraram favoráveis à aceitação do novo texto, que traz mudanças importantes para o regimento do São Paulo.

Entre as alterações, estão previstas o fim da reeleição do presidente, agora com mandato único de três anos; criação de um Conselho de Administração; profissionalização das diretorias, com fim dos vice-presidentes, cargos não remunerados. possibilidade de o presidente ser remunerado; e a mudança da eleição de abril para dezembro.

Se aprovadas, as mudanças valerão a partir de abril de 2017, quando o São Paulo escolherá o novo presidente. Propostas sobre temas mais complexos, como eleição direta com participação até de sócios-torcedores e separação da parte social e futebol do clube passarão por análise de um ano.