Topo

Camisa de Nossa Senhora usada por Cuca é tratada como tesouro em BH

Cuca com a camisa de Nossa Senhora duante a Libertadores de 2013 - REUTERS/Jorge Adorno
Cuca com a camisa de Nossa Senhora duante a Libertadores de 2013 Imagem: REUTERS/Jorge Adorno

17/11/2016 07h00

É na esquina da Avenida Olegário Maciel com a Rua Bernardo Guimarães, no bairro de Lourdes, em Belo Horizonte, que está guardado um dos maiores tesouros da carreira de Cuca, talvez o mais representativo. Não se trata de troféu ou medalha. A relíquia, usada por ele ao longo da campanha que levou o clube ao título inédito da Libertadores em 2013, é uma camiseta preta com a imagem de Nossa Senhora no peito.

O LANCE! foi à procura da lembrança no início da tarde desta quarta-feira, véspera do jogo que marcará a primeira visita do treinador ao Independência desde que deixou o Atlético-MG, no fim de 2013 - a partida que pode deixar o Palmeiras ainda mais perto do título brasileiro será às 21h desta quinta.

Todos os presentes na sede administrativa do Galo sabiam da existência da camiseta, mas não foi fácil encontrá-la. Ela ficava exposta na vitrine que pode ser vista pelos pedestres, ao lado de taças e diversas camisas históricas do clube, mas foi tirada porque o contato frequente com o sol estava causando desbotamento.

Funcionários da equipe mineira passaram cerca de meia hora procurando. Não estava na sala que fica abaixo das prateleiras dos troféus, também não estava misturada a arquivos históricos do Atlético. Em um determinado momento, o mistério foi dado como desfeito, mas dentro da sacola encontrada estava um antigo meião. A recente reforma feita no local ajudou a confundir.

"Tinha que ser sofrido", brincou Pedro Souza, funcionário que recebeu a reportagem.

O tesouro estava cuidadosamente guardado em uma mala, envolvido em um plástico. As fotos que ilustram essa matéria foram enviadas imediatamente a Cuca, que deixou clara a importância do objeto.

"Eu ainda me emociono com essa camisa. Nem sei o que dizer, só agradecer. É muito forte", disse ele, grande devoto de Nossa Senhora.

A camiseta foi um presente da esposa de Cuca e ficou famosa durante a caminhada na Libertadores porque o técnico passou a utilizá-la em todos os jogos. E o Galo foi avançando, quase sempre com vitórias que só pareciam possíveis com milagres, até faturar a taça.

Cuca contou que mandou fazer 500 réplicas para distribuir aos torcedores. Funcionários também ganharam. Mas a original, usada por ele, é a que está na sede do Galo.

Se há alguma outra lembrança relacionada a Cuca no Atlético-MG? A resposta do funcionário do clube à pergunta feita pelo L! evidencia a idolatria dos mineiros pelo treinador, que deve ser aplaudido quando pisar no Horto.

"Só a Libertadores inteira".

Quer receber notícias do Atlético-MG de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.