Firmino foi contratado via jogo de computador, revela olheiro alemão

Até então desconhecido por grande parte do futebol brasileiro, Roberto Firmino despontou para o mundo da bola atuando pelo Hoffenheim, da Alemanha. Ele deixou o Figueirense ainda com 19 anos, quando os catarinenses jogavam a Série B do Brasileirão. Mas a transferência para o Velho Continente foi feita de uma forma, no mínimo, pitoresca. De acordo com o Lutz Pfannenstiel, olheiro do clube germânico, o meia-atacante foi observado por meio de um jogo de computador: o Football Manager.

Em entrevista à rádio "Talksport", ele foi questionado por um jornalista: 'Você disse sobre Firmino que você e um colega o descobriram pelo Football Manager, fez todo trabalho por lá e foi para o Hoffenheim por quatro milhões de euros (R$ 14,5 milhões)?'

- Sim, aproximadamente quatro milhões de euros. Você está contratando um jogador da Segunda Divisão no Brasil, apenas com 17, 18 anos. Imediatamente, as pessoas achavam que ele tinha que ir direto para o time principal. Então, ficavam falando que eu paguei esta quantidade por um jogador que ainda não estava pronto. No final de contas, nós o vendemos por 42 milhões de euros (R$ 153 milhões), mais futuros pagamentos, então acho que, no final, acertamos - disse o olheiro.

Firmino chegou ao Hoffenheim em 2011. Na Alemanha, ele atuou em 153 partidas, marcando 49 gols. As boas atuações na Bundesliga abriram os olhos do Liverpool, que o contratou em 2015.

Nesta temporada, Firmino vem sendo um dos destaques dos Reds juntamente com o compatriota Philippe Coutinho. O meia-atacante já marcou seis gols em 12 partidas sob o comando de Jürgen Klopp, que o elogiou.

- Uma coisa sobre o futebol brasileiro, parabéns à Seleção. Se você consegue ganhar sem Roberto Firmino, você deve ter um time maravilhoso. E vocês são os grandes favoritos para a próxima Copa do Mundo. Que pressão para o Brasil, hein?.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos