Topo

Sérgio Cabral é preso acusado de cobrar propina na reforma do Maracanã

17/11/2016 16h48

Na manhã desta quinta-feira, o ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho, foi preso durante mais uma fase da Operação Lava-Jato, na Operação Calicute. Uma das acusações é de que o político teria cobrado propina de 5% - cerca de 30 milhões - nas reformas do estádio do Maracanã, antes da Copa do Mundo de 2014.

A acusação foi feita através da delação de dois ex-executivos da Andrade Gutierrez, que detalharam a operação feita para que a construtora participasse do consórcio com a Odebrecht e a Delta para concorrer à licitação de reforma do estádio. Outras obras são o denominado PAC Favelas e o Arco Metropolitano, financiadas ou custeadas com recursos federais.

Eles também disseram que houve o pagamento de 1% do valor total da reforma do Maracanã ao Tribunal de Contas do Estado, responsável pela fiscalização dos contratos. O prejuízo é estimado em mais de R$ 220 milhões.

De acordo com os depoimentos, o valor estaria sendo pago pela Andrade Gutierrez com parcelas mensais de R$ 350 mil. para esconder o esquema, a empresa simulava contratos de prestação de serviços com seus fornecedores. O político, que ficou no cargo de 2007 a 2014, vai prestar depoimento sobre as acusações.

A obra do Maracanã custou 1,2 bilhão de reais, o dobro do valor previsto inicialmente. Até o momento foram detectadas irregularidades de quase 200 milhões de reais.