Topo

Tem razão? Entenda os protestos do Timão contra árbitros do Brasileirão

18/11/2016 08h25

O Corinthians acredita que está sendo prejudicado pela arbitragem no Campeonato Brasileiro. Sem vencer há quatro partidas, a equipe entende que ocorreram erros de avaliação dos árbitros em três destes compromissos, contra Figueirense (empate em 1 a 1), São Paulo (derrota por 4 a 0) e Flamengo (empate em 2 a 2) - o único em que não há reclamações é o empate em 1 a 1 contra a Chapecoense, em partida disputada na Arena Corinthians. Gerente de futebol do Corinthians, o ex-lateral Alessandro Nunes se posicionou sobre o tema após a última partida do Brasileirão, em Santa Catarina.

- Não é chororô nem nada, mas acontecerem erros de arbitragem em sequência como essa não é normal. Fica complicado, mas temos que saber administrar. Corinthians é assim. Agora nós buscamos em cima desse momento difícil experiência para reagir. Uma vitória (contra o Figueirense) nos colocaria próximos do quinto colocado, mas não veio e todo mundo pode avaliar a razão - indicou o dirigente alvinegro.

Contra o Figueirense, o Corinthians reclama de um pênalti não marcado em Lucca ainda no primeiro tempo e do impedimento de Rafael Moura na jogada do gol de empate, aos 47 minutos do segundo tempo. Após o jogo, atletas e o técnico Oswaldo de Oliveira bradaram contra a arbitragem de Anderson Daronco. "Isso não poderia mais acontecer", citou o treinador, que já havia ficado bravo com os lances da partida contra o Flamengo e também criticou o pênalti que causou o primeiro gol do São Paulo nos 4 a 0 do último dia 5.

RELEMBRE LANCES QUESTIONADOS PELO CORINTHIANS NOS ÚLTIMOS JOGOS:

Figueirense 1 x 1 Corinthians - Corintianos acreditam em pênalti não marcado sobre Lucca no primeiro tempo e impedimento de Rafael Moura após cruzamento de Yago no lance do gol do empate em 1 a 1, já na etapa complementar.

São Paulo 4 x 0 Corinthians - Pênalti de Fagner em Kelvin convertido por Cueva e que abriu o placar no Morumbi é contestado pelo Corinthians, que entende não ter havido contato no lance. Segundo Oswaldo, erro "desestabilizou" o Corinthians, que foi goleado pelo rival.

Flamengo 2 x 2 Corinthians - Corinthians esteve duas vezes em vantagem no placar mesmo atuando no Maracanã, mas se vê prejudicado no lance do segundo gol de Guerrero, aos 13 minutos do segundo tempo. Após cruzamento na área, Walter deu rebote após cabeçada de Willian Arão e Guerrero empurrou para o gol em posição irregular não notada pela arbitragem.

Santa Cruz 2 x 4 Corinthians - Apesar da vitória em Cuiabá, Corinthians vê prejuízo em lance de pênalti não marcado, quando Danny Morais derrubou Léo Príncipe na área.

Corinthians 0 x 0 Atlético-MG - Corintianos acreditam em dois erros da arbitragem na partida de 5 de outubro: um pênalti não marcado em Balbuena e principalmente um gol anulado de Gustavo, que segundo a arbitragem cometeu falta no zagueiro Gabriel dentro da área.

Botafogo 2 x 0 Corinthians - Ideia do Timão é que houve irregularidade nos lances dos dois gols marcados pelo time no Rio de Janeiro. No primeiro, gol irregular de Neilton, que recebeu passe do impedido Vinicius Tanque, e no outro gol de Diogo Barbosa após domínio com a mão.

Corinthians 0 x 1 Fluminense - Reclamação foi por conta do lance do gol marcado por Cícero já no fim: arbitragem marcou falta contestável de Lucca em Igor Julião e, na sequência do lance, Gum estava impedido na jogada completada por Cícero para o fundo das redes.

Além destes lances dos últimos jogos, o Corinthians acredita ter sido prejudicado em outros momentos do Campeonato Brasileiro, como a não expulsão de Dodô contra o Figueirense, o gol mal anulado de Balbuena diante da Chapecoense, o impedimento de Marcos Rocha antes da assistência para Fred contra o Atlético-MG, o gol mal anulado de Uendel contra o Santa Cruz, a fratura na costela de Elias em que o árbitro do jogo contra o Fluminense nem marcou falta, entre outros lances.

O Corinthians tem o hábito de encaminhar relatórios com vídeos de erros de arbitragem em seus jogos à Comissão de Arbitragem da CBF.