Bahia vence, rebaixa Bragantino e fica a um empate do acesso

Com um gol de Renato Cajá nos minutos finais, o Bahia conseguiu uma importante vitória por 3 a 2 sobre o Bragantino e ficou muito próximo de garantir o acesso. O triunfo neste sábado na Arena Fonte Nova levou o Tricolor a 63 pontos, pulando para a terceira colocação e superando o Vasco na tabela de classificação da Série B do Campeonato Brasileiro. O resultado negativo rebaixou matematicamente o Bragantino.

Os donos da casa abriram vantagem com gols de Luiz Antônio e Hernane, mas cederam o empate ao time de Bragança Paulista com Grampola e Watson. Aos 42 minutos da etapa final, Renato Cajá decretou o trunfo tricolor.

O acesso do Bahia ficou no quase graças à vitória do Náutico sobre o Tupi por 4 a 1 em Juiz de Fora. O Tricolor precisava de um tropeço da equipe pernambucana para conquistar a vaga na Série A ainda neste sábado. Na disputa pela vaga para a elite nacional na última rodada ainda restam Vasco, quarto colocado com 62 pontos, seguido pelo Náutico, quinto com 60 pontos.

O JOGO

Mais de 45 mil pessoas compareceram à Fonte Nova, recorde do Tricolor em 2016. Porém, quem mostrou perigo fora os visitantes, que ignoraram o estádio lotado e partiram para o ataque. Anderson Ligeiro obrigou Muriel a fazer boa defesa em chute da entrada da área. Mas o Bahia não demorou para abrir o placar. E logo em sua primeira finalização. Aos dez minutos, Luiz Antônio acertou belo chute de longa distância. Sete minutos depois, Luiz Antônio cobrou escanteio e Hernane apareceu no meio da área para marcar ampliar a vantagem baiana. Graças a uma colaboração do árbitro o Bragantino descontou. A bola desviou na cabeça de Devarly Lira do Rosário antes de sobrar para Rafael Grampola driblar dois adversários, se livrar de Muriel e tocar para o gol vazio.

Na volta do intervalo, o Bahia seguiu mostrando organização em campo e envolvia com facilidade a defesa adversária. Tanto que cansou de desperdiçar contra-ataques. A velha máxima do futebol de que "quem não faz, leva" deu à tona na Fonte Nova. Aos 24 minutos, Edison Sitta fez boa jogada pela direita e chutou cruzado na entrada da grande área. Muriel falhou e permitiu a igualdade no placar. A festa ganhou traços de tensão. O time baiano seguia desperdiçando oportunidades, enquanto o Bragantino se apostava nos contra-ataques. Mas de tanto insistir, o Bahia acabou recompensado. Aos 42 minutos, a defesa do time paulista não conseguiu afastar um cruzamento e a bola sobrou para Renato Cajá chutar forte e fazer um golaço. Nos minutos finais, foi só tocar a bola e esperar para o torcedor voltar a fazer a festa na Fonte Nova.

Bahia e Bragantino voltam a jogar no próximo sábado, às 17h30 (de Brasília). O Tricolor visita o Atlético-GO, campeão da Série B, no Serra Dourada, em Goiânia. Já o Braga recebe o Londrina no Nabi Abi Chedid, no interior paulista.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos