Mascote dos Jogos Parapan-Americanos de Jovens São Paulo 2017 se chamará Mona

O público escolheu e o nome da mascote dos Jogos Parapan-Americanos de Jovens São Paulo 2017 será Mona. A enquete, que ficou uma semana no ar na página do Facebook do Comitê Paralímpico Brasileiro, contou com 7633 votos. Deste total, Mona recebeu 3053. As outras opções eram Sampa (2.291) e Mina (2.289).

A mascote da competição é uma macaca bugio, animal típico da Mata Atlântica, conhecido por seus "gritos". Vale lembrar que o Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, sede do evento, está localizado ao lado do Parque do Estado, uma das principais áreas de preservação da floresta na capital paulista e que conta com representantes da espécie.

Cerca de mil atletas, com idade entre 13 e 21 anos, de mais de 20 países, participarão do Parapan de Jovens São Paulo 2017. A programação da competição contará com 12 modalidades: atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, halterofilismo, vôlei sentado, natação, tênis de mesa, basquete em cadeira de rodas e tênis em cadeira de rodas.

Buenos Aires, Argentina, foi a sede da última edição dos Jogos, em outubro de 2013. Na ocasião, o evento atraiu cerca de 600 atletas, de 16 países, para competir em dez modalidades. O Brasil liderou o quadro de medalhas do Parapan-2013 com 209 pódios, sendo 102 de ouro. A primeira edição do Parapan de Jovens aconteceu em 2005, em Barquisimeto, Venezuela, e contou com atletas de dez países. Em 2009, 14 nações estiveram presentes em Bogotá, Colômbia.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos