São Paulo terá "finais" para definir situação de Ricardo Gomes e elenco

  • FABIANO MESQUITA/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

    Denis não está garantido como titular em 2016

    Denis não está garantido como titular em 2016

A situação do técnico Ricardo Gomes, que ganhou respiro após a goleada por 4 a 0 sobre o Corinthians, ficou complicada depois dois últimos jogos, nos quais o São Paulo obteve um empate (Grêmio) e uma derrota (Chapecoense). Com resultados aquém do esperado, os dois jogos que restam no ano podem ser os últimos da passagem dele. Ricardo, assim como alguns atletas do elenco, tem apenas os duelos contra Atlético-MG e Santa Cruz para convencer a diretoria.

A análise do trabalho de Ricardo Gomes internamente é boa. Os dirigentes acham que o treinador é competente, que faz bom trabalho com os garotos, mas é consenso hoje na cúpula que os resultados precisam caminhar juntos e eles são muito ruins até o momento. Em 18 jogos, seis vitórias, quatro empates e sete derrotas. A situação pode melhorar com duas vitórias nos dois últimos jogos, mas Ricardo tem ficado distante de permanecer em 2017, mesmo que o presidente Carlos Augusto de Barros e Silva o tenha garantido. A rejeição da torcida, vista como alta, também pesa contra. Ricardo nunca gozou de carisma com os fãs.

Caso a diretoria decida não continuar com o técnico para o ano que vem, o que alguns no clube já vêm como tendência, Rogério Ceni segue como favorito para assumir. O ex-goleiro tem feito cursos para ser treinador e já conversou com Leco sobre a possibilidade no ano que vem.

Enquanto isso, há indefinições em todos os setores. Do goleiro Denis ao ponta esquerda Robson, titular no último jogo, pesa uma avaliação da diretoria que pode interferir na situação para 2017. A contratação de um novo camisa 1 é estudada.

O São Paulo encara o Galo em Belo Horizonte e recebe o Santa Cruz no Pacaembu. Jogos que pareciam não ter tanta importância, ganham peso pela concorrência interna e a necessidade de mostrar serviço.

Até o momento, a diretoria anunciou a contratação do atacante Wellington Nem, emprestado do Shakhtar Donetsk (UCR) até o fim de 2017. A ideia é ter boa parte do elenco do ano que vem antes da virada. A pré-temporada será em Orlando, com a disputa da Flórida Cup, nos Estados Unidos.

QUEM PODE APROVEITAR 'FINAIS'

Denis
Goleiro há tempos convive com críticas e voltou a falhar no último jogo. Precisa provar que não há necessidade de comprar outro goleiro.

Mena
São Paulo hesita em investir na sua renovação, já que empréstimo do Cruzeiro acaba agora no fim do ano. Pedida é na casa de R$ 5 milhões.

Rodrigo Caio
Em boa fase, zagueiro pode se despedir no fim do ano, já que pretende ir à Europa. Chance de deixar boa impressão com a torcida antes de ir embora do clube que o formou.

João Schmidt
Está em conversa sobre renovação de contrato, que se encerra no meio do ano que vem. Tem sido titular.

Jean Carlos
Meia está emprestado até abril e ainda teve poucas chances, mas Ricardo Gomes acenou com mais até o fim do campeonato.

Robson
Mesma situação de Jean Carlos. Teve mais chances no time titular, mas ainda não fez gols em seis partidas.

Chavez
Argentino está emprestado até o meio de 2017 e tem oscilado.

Quer receber notícias do São Paulo  de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos