Topo

Sócio-torcedor é um dos pilares do Gestão de Campeão, programa de excelência do futebol brasileiro

24/11/2016 18h30

Incentivadora do futebol brasileiro há décadas, a Ambev tem intensificado ainda mais as suas ações na plataforma desde 2010, quando transformou os investimentos de patrocínios da marca Brahma em projetos para promover melhorias estruturais e deixar um legado nos clubes parceiros.

Em 2013, foi a vez do lançamento do Movimento por um Futebol Melhor - um programa em parceria com outras grandes empresas como Unilever, Sky e Pepsico - que impulsionou o fenômeno dos sócio-torcedores no país. Hoje, a iniciativa representa uma renda anual de R$ 400 milhões aos clubes por meio de mensalidades de programas de sócio-torcedor.

Depois de todo esse histórico de fomento ao futebol nacional, a Ambev, por meio do Movimento estabeleceu o próximo passo: a criação do Gestão de Campeão, um prêmio de gestão de excelência do futebol brasileiro que vai dividir conceitos gerenciais de sucesso e premiará os clubes que tiverem as melhores práticas dentro e fora de campo.

- Entendemos que era preciso dar um passo além com o Movimento. No modelo de gestão que construímos na Ambev, apostamos muito na identificação e compartilhamento de melhores práticas. E entendemos que isso se aplica muito ao futebol. Tem muita coisa boa sendo feita nos times do país e queremos não só dar visibilidade a isso, mas também expor como forma de exemplo - ressalta Rafael Pulcinelli, diretor da plataforma de esportes e eventos da Ambev.

Para desenvolver o Gestão de Campeão, o Movimento por um Futebol Melhor convocou Fred Boabaid, um dos maiores especialistas em gestão de excelência, que escreveu os programas de empresas como o Ambev, Burguer King, Pepsico e Pearson, O consultor passou os últimos 14 meses visitando vários clubes consolidando o conteúdo do manual do prêmio, que também será disseminado em um curso de pós-graduação específico da Fundação Instituto de Administração (FIA), parceira da iniciativa.

- O prêmio de excelência vai avaliar, orientar e motivar os clubes participantes para a execução correta dos processos previstos para a obtenção de melhores resultados - explica Fred Boabaid.

Além do reconhecimento e da credibilidade, os três clubes com o melhor desempenho serão premiados anualmente com um troféu, do reconhecimento de menção honrosa a todos os times que apresentarem as melhores evoluções dentro dos pilares pré-estabelecidos: Gestão e Planejamento, Administração e Finanças, Comercial e Marketing, Futebol Profissional, Categorias de Base, Sócio-Torcedor e Resultados. Dentro desses títulos, estão divididos 26 tópicos que carregam 310 itens para a avaliação, a ser realizada pela EY, outra empresa parceira do projeto.

- Entendemos os pilares que sustentam a administração dos clubes e nos aprofundamos na forma de gestão tendo como resultado o conteúdo do Prêmio de Gestão do Futebol Brasileiro. Além disso, trouxemos FIA e EY como parceiros estratégicos para nos auxiliar na avaliação e qualificação dos participantes - explica Sandro Leite, gerente de marketing esportivo da Ambev.