Ex-jogadores denunciam abuso sexual de técnico na Inglaterra

Sete ex-jogadores ingleses já admitiram publicamente que sofreram abuso sexual de um treinador quando eram crianças. Paul Stewart, Steve Walters, Andy Woodward, David White, Crhis Unsworth, Jason Dunford e outra vítima (a que não teve o nome revelado) trouxeram à tona o escândalo no futebol do país.

O nome do técnico é Barry Bannell e, segundo a imprensa britânica, ele alterou seu nome para Richard Jones. Bannell tem 62 anos e foi preso em 1998, ficando nove anos na cadeia após ser declarado culpado por mais de 20 casos de abuso sexual de crianças entre nove e 15 anos. Atualmente, ele está solto.

White, Woodward e Walters declararam que os abusos aconteceram quando eles estavam no Crewe Alexandra, atualmente na terceira divisão. Já Stewart disse que sofreu abusos entre os 11 e os 15 anos de um membro de comissão técnica cujo nome não foi revelado.

- Durante todos esses anos, eu tinha um segredo dentro de mim. Mas eu não poderia contá-lo. É o único caminho. Eu quero colocar um ponto final nessa fase da minha vida e isso vai me ajudar a seguir em frente. Era insuportável, mas apenas em ler o artigo com Andy (Woodward) sinto que tirei um peso enorme de cima de mim. Eu tinha que fazer isso, e espero que ajude mais pessoas a dar esse passo - disse Walters ao "The Guardian".

- Fui violado entre 50 e 100 vezes. Meus pais faleceram, e me dói não ter contado isso a eles. Embora não sei se isso seria bom porque, talvez, eles poderiam levar a culpa - disse Chris Unsworth, ex-jogador do Manchester City e do Crewe Alexandra.

Após a primeira denúncia, feita por Andy Woodward, a polícia passou a receber outros casos. Os relatos acusam não só Berry Bennell, mas também outras pessoas de outros clubes. Segundo informações da BBC, uma investigação irá apurar todos os fatos.

Damian Collins, ministro do comitê de esporte inglês, cobrou um posicionamento da Associação de Futebol (FA) e questionou se "foi feito o bastante para investigar um problema que eles poderiam ter percebido".

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos