Henrique Barbosa se despede da natação competitiva

Chegou a hora de mais um adeus na natação olímpica brasileira. Aos 32 anos, Henrique Barbosa decidiu se despedir da natação competitiva no Campeonato Brasileiro Sênior/Torneio Open de Natação, que segue até este sábado em Palhoça, Santa Catarina. Henrique vai nadar os 100 m e 200 m peito, suas especialidades, na piscina da UNISUL. O atleta, um dos mais premiados nadadores de peito do Brasil, tem um currículo extenso de ouros e recordes, incluindo na NCAA e nos Jogos Pan-Americanos. O atleta da Universidade Santa Cecília - Unisanta - participou dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 e Londres 2012.

- Saio com a sensação de dever cumprido! Sei que pude contribuir muito para o esporte brasileiro, principalmente para a natação. A decisão de parar não é fácil, mas era hora. Posso ajudar mais na evolução da modalidade, apoiando a nova geração a alcançar seus sonhos - disse Henrique Barbosa.

O atleta é hoje um dos sócios da Dream Big Club, agência que presta consultoria a esportistas que querem seguir carreira universitária nos Estados Unidos e no exterior. Além disso, ele e seu sócio Nicolas Nilo Oliveira, também nadador olímpico, ajudaram equipes da Espanha e Sérvia no período de aclimatação para a Rio 2016. Ainda acumula a função de colunista do BestSwimming, além de ter sido comentarista de natação da BAND na Rio 2016.

Na NCAA, Henrique foi campeão americano nos 100 peito em Minnesota 2002. Foi vencedor do Campeonato Francês nos 100 e 200 peito, em Montpelier 2009, além do Espanhol em Madrid 2011. Está no Hall da Fama da Universidade da California em Berkeley e no do SRVLA (clube onde treinou antes de entrar na Universidade em San Ramon, Califórnia). O nadador também treinou na Flórida, Paris e Barcelona. Mais tarde, no Brasil, passaria também por clubes no Rio de Janeiro e São Paulo.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos