Topo

Solar Cearense bate o Caxias do Sul e se reabilita no NBB

25/11/2016 13h59

O Solar Cearense venceu o Caxias do Sul Basquete, por 74 a 65, na noite da última quinta-feira, no ginásio Vasco da Gama, na Serra Gaúcha, e se reabilitou no NBB. O time dirigido pelo técnico Alberto Bial vinha de duas derrotas consecutivas e contou com grande atuação coletiva para garantir o resultado positivo, o segundo na competição nacional. Os principais cestinhas da equipe nordestina foram Davi Rossetto, Rashaun e Leozão, com 10 pontos cada - o pivô anotou um duplo-duplo, com 13 rebotes.

"Fizemos uma boa partida. Estamos evoluindo a cada partida. Hoje (quinta-feira), a nossa defesa voltou a funcionar muito bem, e o ataque fluiu um pouco mais. É uma vitória muito importante para nos dar mais confiança para a sequência do NBB. Agora, teremos uma semana de treinamentos, para acertamos mais alguns detalhes. Mas o time está no caminho certo", afirma o armador Gustavinho, que anotou oito pontos.

Com um bom jogo coletivo e força defensiva, o Solar Cearense dominou o primeiro quarto. Limitou o adversário a 11 pontos, abrindo cinco de vantagem nos 10 minutos iniciais. Com quatro pontos, os alas Marcus Toledo e Gruber eram o destaque dos visitantes, que ampliaram a vantagem no quarto seguinte.

Gustavinho estava com a mão calibrada no segundo período. Logo no início, converteu dois arremessos de três pontos levando a diferença para oito pontos: 24 a 16. Sualisson, com cinco pontos, vinha muito bem do banco de reservas. Os donos da casa, empurrados pela torcida, esboçaram uma reação, mas o Solar Cearense foi para os vestiários na frente: 33 a 27.

Depois do intervalo, a equipe de Fortaleza voltou com o mesmo ritmo do primeiro tempo. Com muita força defensiva e um jogo coletivo que fluía bem, manteve uma boa vantagem sobre o Caxias do Sul: 54 a 45. Gustavinho, Gruber, Toledo e Rashaun eram os principais pontuadores do Solar Cearense.

No último período, Davi Rossetto e Marcus Toledo comandaram a equipe visitante. Com 10 e nove pontos, respectivamente, ajudaram o Solar Cearense a abrir 15 pontos de vantagem sobre o time gaúcho: 66 a 51. O Caxias reagiu no fim, mas o time de Fortaleza soube manter a vantagem para fechar o jogo em 74 a 65.

"Precisávamos muito da vitória, para nos reabilitarmos no campeonato. A equipe mostrou muita força coletiva, e isso faz toda a diferença. Enfrentarmos um adversário difícil, mas soubemos impor o nosso ritmo", acrescenta o ala Marcus Toledo, autor de nove pontos, além de sete rebotes e três assistências.

Agora, o Solar Cearense inicia a preparação para encarar o Campo Mourão, no dia 2 de dezembro, no Paraná. A delegação permanece em Caxias do Sul, onde treina até a próxima terça-feira. Depois, viaja à cidade paranaense. Por lá, realizará duas atividades, quarta e quinta-feira. Na sexta-feira da semana que vem, a bola sobe às 20h30 (de Brasília), no ginásio Belin Carolo. O retorno para Fortaleza está marcado para o dia 3.