Topo

Conheça o Atlético Nacional, rival da Chape na final da Sul-Americana

28/11/2016 18h30

A Chapecoense não terá vida fácil na final da Copa Sul-Americana. Além de fazer sua primeira decisão internacional na história, o adversário será o atual campeão da Libertadores, o Atlético Nacional. Apesar de também ser um clube jovem, com apenas 69 anos, o time colombiano vive uma de suas melhores temporadas. O primeiro jogo acontece nesta quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), no Estádio Atanasio Girardot.

Atualmente, estão em segundo no Campeonato Colombiano, com 39 pontos, apenas um atrás do líder Independiente Medellin. A equipe é comandada por Reinaldo Rueda há duas temporadas e conquistou a Copa Colômbia e a Superliga da Colômbia, além de já estar de olho no Mundial de Clubes, em dezembro.

O clube foi fundado em 1947 e é um dos times mais populares da Colômbia. Além disso, também é o maior campeão do país atualmente, com quinze títulos conquistados. Em 1989, o Atlético Nacional sagrou-se a primeira equipe colombiana a vencer a Libertadores, quando bateu o Club Olimpia, do Paraguai.

TÍTULO DA LIBERTADORES:

A equipe comandada por Reinaldo Rueda fez a melhor campanha da fase de grupos, passando pelo Huracán (ARG) nas oitavas e eliminando o também argentino Rosário Central, nas quartas. Antes de chegar à decisão, o Atlético Nacional passou pelo São Paulo na semifinal, com Borja marcando todos os gols, nos dois jogos.

No jogo de ida da decisão, o Atlético conseguiu segurar o empate por 1 a 1 na casa dos adversários. Precisando apenas de uma vitória simples para faturar o bicampeonato do torneio continental, os colombianos fizeram o dever de casa contra o Independiente Del Valle no Estádio Atanasio Girardot, e venceram pelo placar de 1 a 0, coroando a grande campanha na competição.

DESTAQUE:

O grande nome da equipe que também foi destaque durante durante a Libertadores é o atacante Borja, que fez os quatro gols do Atlético Nacional diante do São Paulo. Ele também fez o gol do título, contra o Independiente del Valle, e terminou como artilheiro da equipe na competição. Ele, inclusive, foi pretendido pelo Palmeiras.

O TREINADOR:

Reinaldo Rueda começou sua carreira como treinador comandando as equipes colombianas Cortuluá, Deportivo Cali e Independiente Medellín. Após isso, foi treinar a seleção sub-20 do país, quando terminou o Mundial da categoria de 2003 em 3º lugar. Com a equipe sub-17, ficou em4º lugar no Mundial do mesmo ano.

A federação da Colômbia promoveu Rueda à seleção principal após um péssimo início nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2006. Ele não conseguiu se classificar para o Mundial daquele ano, ficando apenas em sexto, mas fez um bom trabalho à frente da equipe.

Em 2006, ele assumiu a seleção de Honduras e conseguiu uma classificação para a Copa do Mundo de 2010, que o país não conquistava há 28 anos. Após isso, comandou o Equador de 2010 a 2014 e conseguiu a classificação para o Mundial de 2014, no Brasil.

CAMPANHA NA SUL-AMERICANA:

Na primeira fase, o Atlético Nacional venceu o Deportivo Municipal, do Peru, com duas vitórias. Uma por 5 a 0 fora de casa e outra por 1 a 0 no Estádio Atanasio Girardot. Na segunda fase, a equipe eliminou o Bolívar, mas sofreu um pouco. Após um empate em 1 a 1 no primeiro jogo, o time conseguiu bater os adversários por 1 a 0 dentro de casa e avançaram.

Nas oitavas de final, o adversário foi o Sol de América, do Paraguai. Após um empate por 1 a 1 fora de casa, a equipe comandada por Reinaldo Rueda venceu em casa por 2 a 0. Nas quartas, o adversário foi o Coritiba. Apesar dos brasileiros conseguirem um empate por 1 a 1 no jogo de ida, no Couto Pereira, os colombianos se sobressaíram em seu estádio e fizeram 3 a 1.

Na semifinal, a vaga veio mesmo com dois empates contra o Cerro Porteño, do Paraguai. No primeiro jogo, as equipes terminaram com um 1 a 1 no placar. No segundo, na Colômbia, o 0 a 0 deu à equipe da casa a vaga na final da Sul-Americana contra a Chapecoense.