Topo

Ex-parceiros, Torben Grael e Robert Scheidt viram rivais nas Bahamas

29/11/2016 08h05

Brasileiros que mais faturaram medalhas olímpicas até hoje, com cinco pódios, Robert Scheidt e Torben Grael iniciam nesta terça-feira, em Nassau, nas Bahamas, a busca pelo título da Star Sailors League Finals, competição que reunirá 25 duplas de 17 países na classe.

Foi na Star que ambos se sagraram bicampeões olímpicos, nos Jogos de Atlanta-1996 e Sydney-2000. Agora, os timoneiros serão rivais na busca pelo prêmio de U$ 200 mil (R$ 676,9 mil). Robert terá Henry Boening, o Maguila, como proeiro. Torben reeditará a parceria com Guilherme de Almeida, o Madá.

- É uma competição divertida, bem organizada e com bons prêmios. Tem atraído velejadores de alto nível e jovens - disse Torben.

A Star é uma das classes preferidas no mundo da vela, mas foi retirada do programa olímpico em 2011. A exigência técnica é elevada, devido ao número de regulagens nos barcos. Outras dependem mais do físico e atraem menos atletas.

- A SSL é um embrião para que um dia tenhamos um ATP na vela, a exemplo do tênis - avaliou Grael.

Prata em Pequim-2008 e bronze em Londres-2012, ao lado de Scheidt, Bruno Prada completa a trinca verde e amarela. Ele fará dupla com Jorge Zarif, campeão mundial na Finn.

Outros destaques são o alemão Jochen Schümann, dono de três ouros e uma prata em Jogos, na Finn e Soling, o americano Paul Cayard, atual campeão mundial de Star, e o australiano Tom Burton, ouro na Laser nos Jogos Rio-2016.

Os 12 velejadores mais bem colocados no ranking têm vaga garantida. Os demais foram convidados.

- Para mim é uma felicidade velejar de Star. Quero aproveitar este momento após os Jogos, em que vim de uma campanha na Laser, para experimentar um pouco de tudo - disse Scheidt, que deve migrar para a 49er rumo a Tóquio.

As regatas da fase de classificação estão previstas entre terça e sexta-feira. As dez duplas mais bem colocadas seguem adiante.

O sábado está reservado para as etapas eliminatórias: quartas de final, semifinal e a decisão, que terá quatro barcos brigando por três lugares no pódio.