Topo

É justo? Guerrero iguala sua melhor marca, mas ainda é contestado no Fla

30/11/2016 07h00

Artilheiro do Flamengo no Brasileirão e temporada, e decisivo nos últimos cinco jogos ao deixar sua marca quatro vezes, Guerrero alcançou uma grande marca ao balançar a rede na vitória por 2 a 0 contra o Santos, no último domingo. Ele chegou aos 18 gols no ano e igualou a sua melhor marca por um clube. No entanto, mesmo com esses feitos pelo Flamengo, o atacante ainda é questionado por parte da torcida rubro-negra, achando que ele fica devendo.

Afinal, marcar 18 gols é muito ou pouco? Levando em conta os últimos artilheiros do ano no Brasil, a marca deixa a desejar. Nesta temporada, Robinho é o artilheiro até agora ao fazer 25 gols pelo Atlético-MG. Em 2015 e 2014, Ricardo Oliveira e Magno Alves, respectivamente, balançaram as redes 37 vezes. Hernane ocupou o posto em 2013 com 36 gols e Neymar em 2012 ao fazer 42.

Pelo Flamengo, Guerrero igualou o número de gols que fez quando atuava com o Corinthians em 2013. Porém, ele precisou de 42 jogos para isso, enquanto pelo Timão foram 46 partidas.

Em entrevistas, os companheiros de Fla sempre saem em defesa do peruano quando ele passa em branco em alguns jogos. Segundo eles, Guerrero é muito importante porque dá trabalhos para os zagueiros, abre espaços e cria oportunidades. O atacante tem quatro assistências no ano, sendo três no Brasileiro, sendo o quarto no ranking rubro-negro neste quesito. Além disso, é o quinto do elenco que mais dá passes para finalizações, 30 no campeonato.

Na partida contra o Atlético-PR, Guerrero terá a chance de superar sua marca de gols por um clube. Além disso, ele está muito perto de terminar como o artilheiro do Flamengo no ano, isso porque o segundo na lista, Marcelo Cirino, tem 13. O último estrangeiro a conseguir isso pelo clube foi o sérvio Petkovic, um ídolo do Fla, em 2000. Talvez essa seja uma chance do peruano conquistar de vez a torcida rubro-negra.