Topo

Sobreviventes apresentam evolução, apesar da condição ainda ser crítica

04/12/2016 19h37

Os quatro sobreviventes brasileiros do acidente com o avião da Chapecoense apresentaram evolução nas últimas 24 horas, segundo informações dos médicos responsáveis que atuam no caso. Na tarde deste domingo, eles concederam uma coletiva para atualizar o boletim médico dos sobreviventes.

Lúcido, o lateral Alan Ruschel descontraiu neste domingo ao se prontificar para fazer um churrasco na próxima sexta-feira. Ele foi informado sobre o acidente por familiares. Dos brasileiros sobreviventes, é quem tem mais informações sobre o que aconteceu. De acordo com informações do ortopedista Marcos André Sonagli, o lateral chegou a comentar que estava com vontade de comer carne, oferecendo-se inclusive para preparar um churrasco para os médicos.

O zagueiro Neto é o único que segue respirando por aparelhos e requer maior atenção, já que foi o último a ser resgatado do local da tragédia e apresenta quadro de pneumonia.

- O Neto segue entubado. Inspira um cuidado pulmonar mais intenso - explicou Sonagli.

Follmann, que teve a perna direita amputada, segue com quadro evolutivo, apesar da cicatrização de suas feridas. Ele confessou aos médicos que gostaria de tocar violão. O jornalista Rafael Henzel, que apresentava um quadro de infecção pulmonar, respira sem ajuda de aparelhos. Assim que identificaram a bactéria que o acometeu, os médicos iniciaram neste domingo um tratamento específico.

Médico da Chapecoense, Edson Stakonski se esquivou de informar prazos para a evolução dos pacientes.

- Paciente que está na UTI está crítico. É muito dinâmico. Fazemos planos de 24 horas. A condição clínica deles é muito boa, mas a gente precisa ter parcimônia. Temos que vibrar com cada momento. Até amanhã ninguém sai da UTI. A evolução, pelo tamanho da catástrofe, nos surpreendeu - afirmou.