Topo

Clássico entre Lazio e Roma é marcado por declarações racistas

05/12/2016 12h09

O clássico entre Lazio e Roma, realizado no último domingo, causou uma grande polêmica na Itália por causa de declarações racistas de Senad Lulic contra o alemão de origem serra-leonesa Antonio Rüdiger.

Tudo começou quando o bósnio da Lazio deu uma infeliz declaração ao canal italiano "Mediaset", logo após a derrota de sua equipe, por 2 a 0, pela 15ª rodada do Campeonato Italiano.

- Rüdiger já falava muito antes do jogo. Há dois anos, ele vendia meias e cintos em Stuttgart. Agora, já está achando que é um fenômeno - disse Lulic, gerando muita revolta nas redes sociais, de forma imediata.

No entanto, a situação piorou. E muito. Ao tentar se retratar minutos depois, ainda na zona mista do estádio Olímpico de Roma, Lulic respondeu com uma mensagem de cunho racista.

- Não quero mais falar sobre isso. Às vezes falamos coisas que não deveríamos no calor do mundo. Vou ter que pedir desculpas a Rüdiger? Como assim? Brancos também vendem meias.

Visando explicitar a postura educacional da Lazio, Arturo Diaconale, diretor de comunicação do clube, pediu desculpas em nome de Lulic e da equipe.

- Quero pedir desculpas em nome do clube e de Lulic. Foram palavras pronunciadas no calor do momento por um jogador que acabava de perder um clássico que era muito importante para ele - salientou o cartola, que continuou:

- Essa polêmica ultrapassa os limites e foi causada por declarações anteriores de Rüdiger, mas queremos que a Lazio seja um modelo de correção.

SITUAÇÃO NÃO É NOVIDADE PARA RÜDIGER

No ano passado, Rüdiger já foi alvo de racismo, em caso que resultou na demissão de Stefano Eranio, ex-jogador do Milan, do posto de comentarista da televisão suíça "RSI".

- Jogadores de cor que jogam na defesa cometem esse tipo de erro porque não estão concentrados. São fortes fisicamente, mas cometem erros na hora de pensar antes de jogar - afirmou Eranio, na ocasião.