Topo

Mito dos baixinhos: Ceni promete tratamento especial com a base

Igor Amorim / saopaulofc.net
Imagem: Igor Amorim / saopaulofc.net

05/12/2016 06h45

Os argumentos da diretoria do São Paulo para explicar a contratação de Rogério Ceni como técnico apontam que o ídolo terá um trabalho cuidadoso e de valorização das categorias de base do clube. A proposta de Ceni para os mais jovens foi o ponto que mais impressionou o presidente Carlos Augusto de Barros e Silva quando eles começaram a tratar da possibilidade de o ex-goleiro virar técnico.

Nas conversas, Ceni prometeu um tratamento especial para as joias de Cotia. Por esse ponto passa também a escolha do inglês Michael Beale para ser seu assistente. Beale tem no currículo uma passagem de dez anos pela base do Chelsea e estava há quatro no Liverpool. Atualmente, treinava o time Sub-23.

Não à toa, a primeira iniciativa de Ceni depois de ser anunciado técnico foi acompanhar mais de perto a base. Logo depois que fechou contrato de dois anos para dirigir o time principal, o Mito foi ao Morumbi assistir ao primeiro jogo da final da Copa do Brasil Sub-20 contra o Bahia no último dia 24. Três dias depois, foi a Cotia ver São Paulo x Capivariano, pelo primeiro jogo do Paulista Sub-20. Ceni foi pé quente: o Tricolor venceu por 3 a 1 e 4 a 0, respectivamente.

Ceni teve contato com a base dos principais clubes ingleses durante o curso que fez da Federação Inglesa para ser treinador, entre os meses de agosto e outubro. No Liverpool, se aproximou de Michael Beale, cujo trabalho para os jovens o seduziu. Beale costuma dizer que o resultado importa menos do que a evolução dos jogadores da base.

Essa postura de Ceni foi repetida na conversa com a diretoria sobre reforços. Foi consenso de que há a necessidade de reforços, mas que sejam nomes de força e não apostas. Neste caso, o ex-goleiro dará preferência aos garotos da base.

O ex-goleiro, ele mesmo formado no São Paulo, vai reencontrar alguns garotos com quem jogou: Auro, Lyanco, Lucão e Matheus Reis. Alçados depois, o meia Lucas Fernandes e o atacante David Neres são as principais esperanças para o futuro.

Ceni e a diretoria buscam um camisa 9, um atacante de lado, dois meias e resolver a lateral esquerda, que deve perder Mena e Carlinhos.