Vaga continental e se igualar a Loco: os objetivos de Sassá contra o Grêmio

Um ano de extremos. Desde o começo fora por conta da recuperação de cirurgia no joelho - realizada em novembro de 2015 - até a artilharia e projeção nacional no Campeonato Brasileiro. Com 14 gols na temporada, Sassá voltou a marcar nesta reta final - contra a Ponte Preta - e tem no jogo contra o Grêmio, domingo, a grande chance de seguir sendo decisivo e assegurar a classificação alvinegra para a Libertadores. Mas seria uma despedida do Botafogo?

 

Conforme o LANCE! antecipou, o centroavante de 22 anos e revelado no Alvinegro tem atraído o interesse europeu. Clubes da Rússia já consultaram a situação de Sassá. Valorizado, a tendência é de que o Glorioso busque negociar o jogador na abertura da janela de transferências internacional. Até por isso, o Glorioso não perdeu tempo e acertou com Roger, centroavante ex-Ponte Preta.

 

Independente de ser sua última partida ou não, o centroavante alvinegro vive um momento especial. 2016 foi o ano em que mais vezes balançou as redes. No Brasileirão, foram 12 tentos, podendo igualar o feito de Loco Abreu no jogo diante do Grêmio. Isso porque o uruguaio - nesta década - foi o atacante do Botafogo que mais vezes balançou as redes em uma edição de Brasileiro: 13 vezes, no campeonato de 2011. Com um a menos (12), Sassá pode coroar a temporada se igualando a um ídolo contemporâneo da história do Botafogo.

 

ARTILHEIROS DO BOTAFOGO EM CADA EDIÇÃO DO BRASILEIRO:

(2016) Sassá - 12 gols

(2014) Zeballos e Emerson Sheik - 6 gols

(2013) Rafael Marques e Elias - 10 gols

(2012) Elkeson - 11 gols

(2011) Loco Abreu - 13 gols

(2010) Loco Abreu - 11 gols

 

Média quase de um gol a cada dois jogos

Se for olhar o número de jogos disputados, os gols de Sassá impressionam ainda mais. Sua média atual é de 0,48 gols por jogo (disputou 29 partidas e balançou as redes 14 vezes no ano). Se marcar contra o Grêmio, pode alcançar a média de um tento a cada dois jogos neste ano, pelo Botafogo.

 

A comparação com os outros companheiros também engrandece ainda mais a temporada do centroavante de 22 anos. O vice-artilheiro do Botafogo em 2016 é Neilton, que balançou as redes 12 vezes. Contudo, o camisa 7 - que não deve permanecer para a próxima temporada - precisou de 54 jogos para alcançar esses números. Foram 15 partidas a mais disputadas em relação a Sassá, que segue soberano para ser o artilheiro do Glorioso nesta temporada atual.

 

Em 89 jogos desde que subiu para os profissionais, em 2012, Sassá marcou 27 gols pelo Botafogo. Os números foram evoluindo progressivamente: em seu primeiro ano, balançou as redes uma vez. Na temporada seguinte (2013), seguiu marcando apenas uma vez. Até por isso, foi emprestado e disputou a Série B pelo Náutico, em 2014. No ano passado, foi o artilheiro do time, junto com o centroavante Bill, com 11 gols. Esse ano, marcou 14 vezes.

 

Até por isso, os companheiros elogiam o bom momento do centroavante:

 

- O Sassá é um grande jogador, que tem vivido um grande momento. Espero ajudar ele e toda a equipe em Porto Alegre - limitou-se a dizer Rodrigo Pimpão.

 

 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos