Topo

'Bíblia tática do futebol' ganha uma edição brasileira

09/12/2016 12h26

O histórico da luta intensa por encontrar formas de surpreender adversários no gramado está agora abrigado em uma edição nacional. Lançado no país pela Editora Grande Área, "A Pirâmide Invertida: A História da Tática no Futebol", do escritor britânico Jonathan Wilson, detalha os pontos cruciais para a variação da visão do jogo com o passar das décadas.

Considerado uma "bíblia" da tática do futebol, o livro teve tradução feita por André Kfouri, colunista e blogueiro do LANCE!. A obra investiga desde formações mais recorrentes a buscas por inovações. Pelas páginas, o estudioso disseca o "WM", a Hungria de 1954, o "Futebol Total" da seleção da Holanda comandada por Rinus Michels e também analisa a Seleção Brasileira de 1970 e a de 1982.

Em "A Pirâmide Invertida" (cuja edição original ocorreu em 2008), Wilson ainda ampara suas investigações com depoimentos, tanto de quem participou de momentos considerados "precursores" taticamente, quanto de integrantes de equipes que foram surpreendidas por rivais. À época de seu lançamento original, o livro foi elogiado por crítica e público, especialmente por seu enredo leve.

Correspondente especializado em futebol para o "Financial Times" e "Sunday Telegraph", e com textos publicados em revistas especializadas como "FourFourTwo", o escritor britânico vê "A Pirâmide Invertida: A História da Tática no Futebol" chegar ao Brasil já com uma premiação: o National Sporting Club Book Awards.