Uefa aprova rodada dupla na Liga dos Campeões a partir de 2018/19

  • KACPER PEMPEL/Reuters

    Horários dos jogos da Liga dos Campeões vão mudar

    Horários dos jogos da Liga dos Campeões vão mudar

A reunião do Comitê Executivo da Uefa realizada nesta sexta-feira, em Nyon, na Suíça, definiu uma mudança importante na Liga dos Campeões. A competição terá rodadas duplas, com dois jogos começando às 19h e os outros seis da fase de grupos às 21h (no horário da região central da Europa). No atual formato, todas as oito partidas começam às 20h45. A alteração no horário passa a valer da temporada 2018/19 até, ao menos, 2020/21.

A medida será adotada para aumentar as receitas de marketing e venda de direitos de TV, além de tentar evitar que clubes do mesmo país atuem no mesmo horário quando não estão em dias diferentes. É uma maneira também de possibilitar que os torcedores assistam a mais jogos.

Os campeões nacionais que forem eliminados nas fases preliminares da Liga dos Campeões terão um caminho privilegiado para se classificarem para a fase de grupos da Liga Europa. Eles entrarão na chamada 'rota dos campeões'.

A definição dos cabeças de chave será com base nos resultados dos últimos cinco anos, sem os pontos de bônus por títulos anteriores. Para levar em consideração a distribuição financeira, contudo, o coeficiente cobrirá os últimos dez anos e vai ter bonificações por conquistas.

O novo coeficiente de clubes já não contará com uma contribuição dos 20% do país. Isso servirá para evitar uma vantagem para clubes de federações melhor qualificadas.

A Uefa definiu ainda que Lyon será a sede da final da Liga Europa de 2017/18. Nesta temporada, a decisão será em Solna, na Suécia.

Quer receber notícias de futebol internacional de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos