Topo

Botafogo vence Grêmio em Porto Alegre e garante ida à Libertadores

11/12/2016 19h01

Pode celebrar, torcedor botafoguense! O ano que tinha tudo para ser péssimo terminou em uma classificação para a próxima edição da Copa Libertadores da América. Com um a menos por 45 minutos, o time carioca venceu o Grêmio, por 1 a 0, na Arena, e terminou a 38ª rodada do Campeonato Brasileiro entre os seis primeiros colocados.

Com o resultado, o Glorioso supera Atlético-PR e Corinthians e fica com 59 pontos. Os cariocas estão na quinta colocação e garantem a classificação para o principal torneio continental pela quinta vez na história. O Tricolor Imortal é o oitavo, com 53 pontos.

Aliviado por conta do título da Copa do Brasil, na quarta-feira passada, o time gaúcho entrou com apenas um titular. O zagueiro Kannemann. A forma de jogar do time, que foi comandado pelo coordenador técnico Valdir Espinosa, evidenciou a tranquilidade. A equipe forçou poucas jogadas ofensivas e limitou-se ao campo defensivo.

O Botafogo, por outro lado, se lançou para o campo de ataque desde os minutos iniciais. A intenção do time de Jair Ventura era marcar um gol e garantir a classificação da Copa Libertadores da América. Liderada por Camilo, a equipe carioca criou boas oportunidades e não é à toa que balançou a rede. Bruno Silva balançou a rede.

A parte curiosa do jogo ficou por conta da expulsão de Airton. O volante discutiu com o atacante Sassá e, como já tinha amarelo, recebeu o segundo. A punição fez com que o jogador tivesse que ir para o chuveiro antes do intervalo.

O jogo, na volta do intervalo, manteve o seu cenário. Enquanto o Botafogo tentou balançar a rede, o Grêmio seguiu segurando o jogo. Camilo ainda acertou o travessão de Léo. Mesmo com um a menos, o Alvinegro Carioca seguiu como o melhor em campo.

Os momentos de empolgação da torcida que compareceu ao estádio na zona norte de Porta Alegre ficou restrito ao gol do Fluminense diante do Internacional (rebaixado para a Série B), no Maracanã.

FICHA TÉCNICA

GRÊMIO X BOTAFOGO

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)

Data-hora: 11/12/2016 - às 16h (de Brasília)

Árbitro: Jailson Macedo Freitas (BA)

Assistentes: Alessandro A Rocha de Matos (BA/Fifa) e Jose Carlos Oliveira dos Santos (BA)

Cartão amarelo: Negueba, Jailson (Grêmio); Emerson Silva, Airton, Sassá, Rodrigo Pimpão (Botafogo)

Cartão vermelho: Airton (Botafogo)

Gol: Bruno Silva - 16'/2ºT (0-1)

GRÊMIO: Léo; Wallace Oliveira, Rafael Thyere, Kannemann e Iago; Kaio (Arthur - 9'/2ºT), Jailson, Negueba (Guilherme - 14/'2ºT) e Miller Bolaños; Everton e Henrique Almeida (Batista - 22'/2ºT). Técnico: Valdir Espinosa.

BOTAFOGO: Sidão; Alemão (Emerson - 37'/2ºT), Joel Carli, Emerson Silva e Victor; Airton, Bruno Silva, Diogo Barbosa e Camilo (Pachu - 33'/2ºT); Rodrigo Pimpão e Sassá (Rodrigo Lindoso - Intervalo). Técnico: Jair Ventura.