Topo

Cuca usa até o técnico do sub-20, e base do Palmeiras acaba ano em alta

12/12/2016 10h45

Sem 14 jogadores já liberados para as férias, o Palmeiras recorreu às categorias de base para a última rodada do Brasileiro. O time sub-20 não reforçou apenas o elenco, mas até a comissão técnica. Com a saída do auxiliar Alberto Valentim, que pediu demissão para virar o treinador do Red Bull, Cuca chamou para o duelo contra o Vitória o comandante do sub-20, João Burse.

Campeão da Copa do Brasil sub-17 justamente pelo Vitória, Burse teve até a chance de comandar o time da beira do campo, no fim da vitória por 2 a 1. Dos oito jogadores no banco de reservas, sete saíram da base alviverde: o goleiro Vinícius Silvestre, o lateral-direito João Pedro, o volante Matheus Sales, além do zagueiro Augusto, o meia Vitinho, e os atacantes Artur e Iacovelli - os quatro últimos estão com Burse disputando a Copa RS. Dos citados, Sales e Artur entraram no decorrer do jogo no Barradão - o segundo fez sua estreia.

- Pudemos lançar o Artur, que tanto treina com a gente. Uma pena não ter posto o Iacovelli, o Vitinho, o próprio Augusto. Conseguimos por um pouco o João Burse no final. É nosso treinador dos juniores. A gente sempre treina contra eles, e ele monta o time como eu quero, me ajuda um montão. Pude presenteá-lo deixando à beira do campo, comandando o time no final - justificou Cuca, que deixa o Palmeiras após o título brasileiro.

O Palmeiras é adepto da interação entre a base e o profissional. É comum que durante a semana alguma das equipes de garotos treine na Academia de Futebol. Ao preparar o Palmeiras para a última rodada do Brasileiro, Cuca usou o elenco do sub-17, já que o sub-20 está no Sul disputando a Copa RS.

Augusto e Vitinho chegaram a ser colocados no elenco profissional no início do Brasileiro, mas depois voltaram ao time sub-20 - o meia fez quatro partidas. Classificado para as quartas de final, o Verdão busca o título da Copa RS. O trabalho recente feito nas categorias de base foi motivo de elogio até do técnico da Seleção sub-20, Rogério Micale. Segundo ele, o Palmeiras é talvez o clube brasileiro que mais investe no setor. Como resultado, o clube teve 23 convocados entre as categorias sub-15, sub-17, sub-20 e sub-23.