Topo

Médico da Chape diz que Neto deve voltar ao Brasil ainda esta semana

13/12/2016 15h21

Em entrevista ao programa "Seleção Sportv", do canal por assinatura Sport, o médico intensivista da Chapecoense, Edson Stakonski, comentou sobre a situação dos quatro brasileiro vítimas do acidente com o voo da Chapecoense há 14 dias.

De acordo com Stakonski, o goleiro Neto, o último a ser resgatado com vida, não deve demorar muito para seguir o caminho do jornalista Rafael Henzel e dos jogadores Alan Ruschel e Jackson Follmann e deve vir para o Brasil para finalizar o tratamento ainda nesta semana. O voo que transportará o zagueiro, apontou, deve ser da Força Aérea Brasileira.

- Hoje eu pedi alguns exames. Pedi uma tomografia de tórax para ver como está a situação pulmonar dele. Está bem, sem nenhum sinal de pneumonia de imagem. Se tudo ocorrer bem, quinta-feira de manhã nós voltamos para casa. As coisas estão caminhando para ser uma aeronave da FAB para nos levar ao Brasil- comentou.

Ainda sobre a situação de Neto, o médico destacou que a recuperação caminha de forma agradável e que ele já saiu do UTI a caminho de uma unidade Semi-Intensiva.

-Está muito bem, está estável, sem nenhum suporte. Ele evoluiu muito favorável nos últimos dias, apesar do estado crítico que ele estava na semana passada, mas ele é um guerreiro, está bem, sem suporte ventilatório nenhum, já está em unidade de cuidados semi-intensivo- disse Edson.

Ontem foi contado para ele toda a história do acidente que, até então, ele achava que era o jogo, que tinha se machucado, mas achava que as lesões eram demais para lesões de jogo, então ontem a gente contou. Ele está estável, encarou bem isso, como uma segunda chance de vida, que ele tem algo para crescer-completou.

Por fim, o médico comentou que tem estimulado Neto a não tentar se lembrar do acidentes.

- A partir do momento que nós contamos que foi um acidente ele começou a se lembrar. Ele começou a assistir alguns vídeos, eu tive uma conversa com ele para que ele pare de assistir esses vídeos, pare de instigar a lembrança dele para retornar, porque é importante que ele se mantenha forte para se recuperar- finalizou.

Retornos de Alan Ruschel e Rafael Henzel

-O Rafael e o Alan estavam ansiosos, um pouco tensos com toda a essa logística de transferência, um pouco preocupados, mas estavam bem tranquilos e confiantes com o retorno para casa. Clinicamente estavam bem, uma condição clínica bem estável. A gente conseguiu deixar eles bem estáveis e o transporte deve ser bem tranquilo. A aeronave da FAB é uma aeronave bem estruturada.