Topo

Torcida única será mantida em clássicos paulistas em 2017

14/12/2016 17h55

Os clássicos envolvendo os quatro grandes clubes de São Paulo continuarão sendo realizados com torcida única durante a temporada de 2017. A decisão foi tomada de forma unânime em reunião que ocorreu na tarde desta quarta-feira, na capital paulista, com representantes de Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos, da Federação Paulista de Futebol (FPF), do Ministério Público, polícias Militar e Civil, Poder Judiciário e Secretaria de Segurança Pública (SSP).

A iniciativa foi adotada pela primeira vez em abril deste ano. A medida foi motivada por um confronto entre as torcidas organizadas de Corinthians e Palmeiras que deixou uma pessoa morta no dia em que os times se enfrentaram pelo Campeonato Paulista. Segundo os órgãos de segurança, foi constatada uma diminuição no número de confronto entre os torcedores e aumento do público nos estádios após adotarem torcida única nos clássicos.

- No ano passado, tivemos um público aproximado de 290 mil torcedores. Este ano já ultrapassa os 361 mil - comentou o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Mágino Alves Barbosa Filho. Segundo ele, os torcedores comuns "voltaram a se sentir mais à vontade para ir nos jogos com familiares e amigos".

Na reunião, estiveram presentes o novo presidente do Palmeiras, Mauricio Galiotte, o presidente do São Paulo, Carlos Augusto de Barros e Silva, o advogado do Corinthians, Luiz Felipe Santoro, o membro do Comitê de Gestão do Santos, Raphael Vita, e o presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Reinaldo Carneiro Bastos.