Topo

Conhece bem! Zico enaltece desempenho do Kashima Antlers no Mundial

15/12/2016 19h46

Finalista do Mundial de Clubes, o Kashima Antlers contou com a torcida de Zico em meio à comoção nacional pela tragédia com a Chapecoense, que reforçou a torcida pelo solidário Atlético Nacional. O ex-craque do Flamengo e da Seleção foi treinador do clube japonês na década de 90.

- O Kashima chegou com todos os méritos e sem nenhuma discussão à final, vencendo bem todos os jogos, com autoridade, em especial no segundo tempo. Estou muito feliz e orgulhoso de ter dado o pontapé nessa história - afirmou Zico, que conhece bem os autores dos gols do time japonês:

- Os três que fizeram gols estiveram na Copa da Amizade Brasil-Japão, que organizo há 18 anos: Doi (2007), Endo (2003) e Suzuki (2011).

O Kashima Antlers tem forte ligação com os brasileiros, principalmente por causa de Zico. Entre alguns nomes que fizeram história no clube, estão Jorginho, Leonardo, Alcindo e Mozer.

Como não poderia deixar de ser, o LANCE! apresenta estes personagens que marcaram os nomes no futebol japonês. Confira!

JORGINHO

Fora sua bem sucedida passagem pela Alemanha, Jorginho também atuou no futebol japonês. Seguindo os passos de outros ex-jogadores do Flamengo, como Alcindo e Leonardo, Jorginho foi jogar no Kashima Antlers, clube que Zico defendera após deixar definitivamente o futebol brasileiro. Lá, Jorginho sagrou-se bicampeão japonês em 1996 e 1998, além de ter sido eleito o melhor jogador do campeonato na temporada de 1996.

LEONARDO

Após a Copa do Mundo de 1994, quando foi expulso após uma cotovelada no jogador Tab Ramos, dos Estados Unidos, Leonardo foi jogar no Japão, na recém-formada J-League. Defendendo o time do Kashima Antlers, Leonardo teve nova oportunidade de atuar ao lado de seu grande ídolo e amigo: Zico. Em 1996, o jogador trocou o Japão pela Europa.

ALCINDO

À convite de Zico, transferiu-se para a recém-criada liga japonesa de futebol, a J-League. Seu clube era o Kashima Antlers, o mesmo de Zico, aonde acabou virando ídolo. Em duas temporadas pelo Kashima, disputou 71 partidas, tendo marcado 50 gols. Nos três anos em que ficou no Japão, além do Kashima Antlers, também defendeu as cores do Verdy Kawasaki e do Consadole Sapporo.

MOZER

Em 1993, Mozer decidiu encarar o desafio de jogar no futebol japonês e assinou contrato com o Kashima Antlers, clube gerenciado pelo velho amigo Zico. Aos 36 anos, Mozer encerrou sua carreira com a conquista do Campeonato Japonês de 1996.