Topo

Conheça o Santos-AP, adversário do Vasco na primeira fase da Copa do Brasil

16/12/2016 18h40

Pela segunda vez, o Peixe da Amazônia enfrenta um time da Série A. No sorteio da Copa do Brasil, que a CBF realizou nesta quinta-feira (15), ficou determinado que o Cruz-Maltino vai ao Estádio Olímpico Zerão, em Macapá, para enfrentar o Santos-AP

Com apenas 43 anos, o Peixe amapaense, time da Série D do Campeonato Brasileiro, que surgiu a partir de um grupo de amigos, que inspirados no Santos de Pelé, Pepe e Coutinho (1973), decidiram criar um clube que, mais tarde, se tornaria uma fábrica de campeões.

Em meados de 1987, na segunda divisão do Campeonato Amapaense, o time conquistou seu primeiro título e, no ano seguinte, tornou-se bicampeão. Na década de 90, o clube sentiu a necessidade de acompanhar o novo modelo de se fazer futebol e se profissionalizou, em 1998, na Federação Amapaense de Futebol (FAF).

O primeiro título como profissional, veio na virada do século. O clube estava passando por momentos difíceis, sem recursos, campo para treinar e patrocinador. Mesmo com dificuldades, o time venceu por 3 a 1 o Mazagão Atlético Clube (MAC), com gols de Dengo Beirol, Penafort e Dinamite, Santos-AP tornou-se o Campeão Estadual da Série A em 2000.

Em 2003, o Peixe amapaense voltou à 2ª divisão e só conseguiu ser promovido em 2007, quando conquistou mais uma Série B do campeonato estadual. O segundo título de campeão na série A, veio em 2013. A partir daí, o time arrancou, tornando-se bi, tri, tetra e penta nos anos seguintes.

Novidades na Copa do Brasil: durante as duas primeiras fases do torneio, o jogo será único. Na primeira fase, o clube que estiver em posição mais elevada no Ranking Nacional de Clubes da CBF (Vasco), vai ter a vantagem do empate e a partida será disputada na casa do que estiver menor rankeado (Santos-AP). Na segunda, se houver empate, a classificação será decidida na disputa de pênaltis.