Topo

Medina e Mineirinho caem, e Brasil tem dia ruim no Havaí

Gabriel Medina tenta colocar para dentro do tubo no Pipe Masters - Damien Poullenot/WSL
Gabriel Medina tenta colocar para dentro do tubo no Pipe Masters Imagem: Damien Poullenot/WSL

19/12/2016 01h25

O dia não foi bom para o Brasil no Pipeline Masters, última etapa da temporada do Circuito Mundial de surfe (WCT). Neste domingo, não apenas Gabriel Medina e Adriano de Souza, o Mineirinho, grandes esperanças do país, caíram na terceira fase da competição, mas outros cinco surfistas da Brazilian Storm se despediram precocemente da disputa.

A queda dos favoritos se juntou às eliminações de Wiggolly Dantas, Ítalo Ferreira, Miguel Pupo, Jadson André e Caio Ibelli (os dois últimos na segunda fase). O único brasileiro classificado para o quarto round é Filipe Toledo. Já Alex Ribeiro ainda disputará a última bateria do terceiro, contra o sul-africano Jordy Smith.

A Liga Mundial de Surfe (WSL, na sigla em inglês), fará uma nova chamada nesta segunda-feira, às 15h30, pelo horário de Brasília (7h30 no Havaí).

Após dois dias de adiamento, devido às más condições do mar, a organização optou por realizar tanto a repescagem quanto a terceira fase no mesmo dia, algo atípico no campeonato.

Duas vezes vice-campeão da etapa havaiana, Medina acabou eliminado pelo australiano Ryan Callinan. A zebra local somou 15,34, contra 11,43 do vice-líder deste ano. Já Mineirinho viu Bruce Irons (HAV) levar a melhor por 14,67 a 11,30.

"Estou feliz com a minha temporada. Eu quero agora voltar para casa, relaxar um pouco e me preparar para o ano que vem. Quero estar com a minha família e meus amigos, disse Gabriel Medina, à WSL.

Toledo derrotou Wiggolly para avançar à quarta fase, por 10,44 a 4,13. Na próxima etapa, que não é eliminatória, ele encara Jeremy Flores (FRA) e Kolohe Andino (EUA). Dantas, por sua vez, só em a torcer para não perder sua posição no ranking, pois só os 22 melhores se mantém na elite. Ele é o 20º.