Topo

Com mistério, Euriquinho e Barros traçam planejamento no Vasco

22/12/2016 14h10

A manhã desta quinta-feira foi de mistério no Vasco. Novos vice-presidente e gerente de futebol, respectivamente, Eurico Brandão, o Euriquinho, e Anderson Barros conversaram com a imprensa pela primeira vez e traçaram o planejamento do clube para 2017. Um dos pontos que mais deixam os torcedores apreensivos, contratações ainda não foram confirmadas, mas foi anunciado que são cinco as negociações e que um já pertenceu ao Vasco.

Um dos nomes mais próximos do Vasco é o atacante Luis Fabiano. Apesar de ainda não ter uma resposta do jogador, a cúpula vascaína segue esperançosa por um acerto. Na contramão das contratações estão os desligamentos. Euriquinho confirmou que sete jogadores já foram comunicados que não fazem parte dos planos para 2017, mas ainda não anunciou - um desta lista é o também atacante Leandrão, 99,99% certo de ser emprestado para o Boavista. Outros três já saíram em fim de contrato: Aislan, Fellype Gabriel e William.

Também foram confirmadas as renovações dos volantes Marcelo Mattos e Julio dos Santos - apesar de ainda não terem sido registradas no Boletim Informativo Diário da Confederação Brasileira de Futebol. A ideia de diminuir a média de idade do elenco também foi confirmada por Euriquinho e Anderson Barros. A temporada de 2016 do Vasco terminou com 35 jogadores e isso também sofrerá redução para entre 28 e 32, segundo os dirigentes. A reapresentação é em 2 de janeiro.

> Confira abaixo os principais trechos da coletiva:

REFORMULAÇÃO

Euriquinho: "Hoje já temos decidido o destino de todos os atletas que estão aqui. Tínhamos 35. Três saíram, outros sete sairão. Vamos contratar no mínimo cinco atletas dentro da previsão discutida com o treinador. Temos diversas negociações. E esses cinco nomes definidos. Ainda não podemos dizer quais são as negociações. O presidente anunciou um presente de Natal, e agora temos que dar o nosso jeito (risos)"

RIASCOS

Euriquinho: "O Vasco não se envolve com jogador que está com litígio com outro clube. Quando ele resolver o problema com o Cruzeiro, poderemos pensar no futuro em trazer de volta. Foi um jogador que teve uma boa passagem por aqui"

VENDA DE JOGADORES

Euriquinho: "Hoje não existe possibilidade de saída de jogadores por venda. Mas futebol é dinâmico e amanhã podemos receber alguma proposta interessante e iremos avaliar se será bom ou não para o Vasco. Temos que ser ambiciosos, mas com cautela. Não podemos comprometer o futuro do clube"

UTILIZAÇÃO DA BASE

Euriquinho: "Vamos investir muito seriamente na base do Vasco. Temos cinco ou seis atletas com grande potencial para serem aproveitados no profissional. O Douglas é um excelente exemplo, nos ajudou muito esse ano. O Thalles é um jogador que será aproveitado e o Cristóvão analisará. Também temos jogadores nas Seleções de base que podem ser aproveitados"

RESPONSABILIDADE

Euriquinho: "Eu sei da responsabilidade do cargo que ocupo. Eu sei o quanto gera alguma insatisfação política interna ou externa. Me sinto preparado e tenho relação com a maioria dos entes políticos do futebol, profissionais e atletas. Quero dizer que internamente vou procurar da melhor maneira possível atender os desejos de todos. Temos que tomar decisões e, infelizmente, as vezes, não satisfazem a todos. Nesses dois últimos anos, nos preparamos para crescer. O clube tinha imensos problemas de estrutura. Iremos fazer um investimento maior no próximo ano"

RETORNO AO VASCO

Anderson Barros: "Quero agradecer ao presidente, ao vice-presidente pela oportunidade. É um prazer enorme retornar ao Vasco. Já temos nossas obrigações iniciais, seja na Flórida Cup ou no Carioca e o técnico Cristóvão está participando de tudo. Estamos preparando uma resposta positiva para a torcida"