'Jogador da Seleção emprestado ao Palmeiras': conheça Alan Guimarães, promessa de 16 anos

"Um jogador da Seleção Brasileira que de vez em quando joga no Palmeiras". É assim que, em tom de brincadeira, funcionários do CT de Guarulhos se referem ao meia Alan Guimarães, jovem de apenas 16 anos que não cansa de ver vídeos de Iniesta no Youtube e em 2017 disputará a Copa São Paulo Júnior, competição para atletas de até 20 anos.

- Acho que tem uma pressão, sim, mas sempre joguei com jogadores mais velhos. Já acho normal. Estou bem focado, com muita vontade, treinando bastante. Acho que vou fazer um bom papel. Desde pequeno torço pelo Palmeiras, a minha família é palmeirense. Até acompanho os jogos no estádio - apresentou-se o garoto, ainda tímido, em entrevista ao LANCE!.

Alan talvez seja a principal joia da base alviverde. Ele ainda estava no sub-15 quando fez seus primeiros treinos com os jogadores profissionais, no intercâmbio que o clube costuma fazer. Hoje, apesar de ter idade para jogar no sub-17, já está disputando as competições sub-20 com naturalidade.

- Já treinei duas vezes no profissional quando era do sub-15, até fiz uma assistência para o Dudu lá (risos). Ele deu os parabéns para mim depois. Como o Gabriel Jesus saiu da base, eu queria tirar uma foto com ele, mas não deu tempo. Agora acho que ele já está viajando... Acho que para todo mundo da base ele é uma inspiração, pela vontade que ele tem, pela determinação de chegar primeiro no treino e sair por último. A gente tenta fazer igual a ele - disse.

Alan chegou ao Palmeiras há três anos e passou os primeiros meses se dividindo entre o gramado e o salão. Desde os 14 anos, deixou de ser ala e passou a ser apenas meia armador.

- Eu jogava futsal na Mercedes Benz lá de São Bernardo e fiz dois jogos contra o Palmeiras. Fiz quatro gols nesses dois jogos (risos). O professor Alemão que me viu e me trouxe para jogar futsal e no campo faz três anos. Sou um meia armador, de achar assistências e fazer gol - diz ele, antes de enumerar seu currículo com a camisa amarela da Seleção.

- Passei pela Seleção sub-15, a gente foi campeão sul-americano. Agora estou no sub-17, fomos campeões da Copa Brics nos Estados Unidos e em fevereiro tem o Sul-Americano e graças a Deus eu posso ser convocado.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos