Topo

Santos aumenta controle na base e comemora: 36% a menos de lesões

23/12/2016 07h30

O departamento médico das categorias de base Santos mudou a estratégia na preparação dos jogadores neste ano. Os atletas passaram a ter um controle de carga maior, e o número de lesões musculares caiu em 36% em relação ao ano passado, de acordo com o fisiologista Gustavo Jorge.

- Este ano tivemos uma consolidação do método utilizado, não foi muito bem uma mudança. Aumentamos o controle de carga com um número maior de GPS nos treinos, além de um aprimoramento nas avaliações pré e pós-treino. Tudo isso culminou em uma melhora nos números, e conseguimos reduzir em 36% as lesões musculares em toda a base do Santos - afirmou o fisiologista.

- Apesar de não termos controles sobre todas as lesões, como traumas, doenças, choques que causam torções e até um gramado em más condições, algo que prejudica a performance dos atletas, seguimos com bons índices de garotos aptos para jogar. Isso também é devido ao departamento de fisioterapia - acrescentou.

O time sub-20 do Santos iniciou na última segunda-feira a preparação para a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O grande número de jogos em um intervalo pequeno de tempo causa preocuparação no departamento médico, que levará a Barueri - sede do Peixe na primeira fase - boa parte da estrutura do CT Rei Pelé.

- O segredo na Copinha é a recuperação dos jogadores após as partidas. O time já está pronto, vinha jogando e agora está em aprimoramento técnico e tático, que é a parte do treinador. O meu trabalho junto com os outros colegas é otimizar a recuperação dos atletas. Para isso, a gente leva a nossa estrutura para a cidade, procura ambientes de treinamentos, bons campos, além de toda a parte de suplementação. Já estamos preparados para o início dessa maratona de jogos - disse Gustavo Jorge.

Campeão em 1984, 2013 e 2014, o Santos inicia sua caminhada pelo quarto título da Copa São Paulo de Futebol Júnior no dia 4 de janeiro, diante do Floresta (CE). A partida será realizada às 21h, na Arena Barueri. Além da equipe cearense, o Peixe enfrenta o Rio Branco, no dia 6, e o Audax, no dia 8, na luta por uma das duas vagas para a segunda fase da competição.