Topo

Caso Héverton: Leão revela que escalação irregular foi pedido de companheiro da Portuguesa

28/12/2016 15h11

Emerson Leão voltou ao mundo do futebol nesse ano, ao assumir o cargo de consultor de futebol da Portuguesa. Em entrevista ao Bate-Bola, da ESPN, Leão não poupou críticas à Lusa e admite ter encontrado diversos problemas no clube, mas garante que mudanças já estão sendo realizadas:

- Encontrei muitos problemas, pior do que imaginava. Vamos precisar de sorte, competência e jogadores. O maior segredo da Lusa era a base, maravilhosa, melhor que Palmeiras e São Paulo. Essas coisas maravilhosas aconteciam, e hoje acabou. Está difícil de recuperar e vai ser preciso muitos anos para recuperar, mas já começou a transformação, com presidente novo entusiasmado, que vive na Lusa e está levando as pessoas que ele confia. Mas faltou sequência, ambição, diálogo, guerra, faltou muita coisa para levar a Portuguesa onde está.

CASO HÉVERTON É LEMBRADO POR LEÃO

O novo consultor de futebol do clube também lembrou uma das polêmicas recentes que envolvem a Portuguesa: o caso Héverton. Escalado irregularmente para a última rodada do Brasileiro de 2013, o jogador custou pontos ao clube, que acabou rebaixado fora de campo.

Segundo Leão, Héverton entrou em campo naquela fatídica rodada por sugestão de um companheiro, atitude considerada suspeita pelo ex-técnico:

- Lá se fala muito nisso e tem mais que falar. O que fiquei sabendo foi o seguinte: o Héverton provocou uma expulsão três jogos antes. E se uma pessoa que provoca uma expulsão, porque irei aceitá-lo? Tinha de ter eliminado ele ali. E naquele dia não precisava ter escalado o Héverton. Mas foi pedido por um outro jogador para o treinador. Mais suspeito ainda.

Leão ainda completa ao dizer que esse caso afetou a Portuguesa de forma impactante, mas acredita que o jogador não foi o único responsável:

- Foi uma sucessão de erros que fez o cara jogar e aconteceu tudo que não precisava. A Portuguesa está no fundo do poço, tem muito do Héverton na jogada, mas ele não foi a cabeça pensante. Ele foi o veículo que proporcionou isso. A cabeça pensante tenho certeza de que foram outros.

Futebol é assim: errou, depois de dez anos aparece a verdade. E daí, o time já caiu. Não cometa erros, nem faça acordo para ter rabo preso.