Topo

Ibra elogia Ronaldo, descarta CR7 e revela idolatria do filho por Neymar

AFP PHOTO / Geoff CADDICK
Imagem: AFP PHOTO / Geoff CADDICK

Do UOL, em São Paulo

30/12/2016 11h01

A idolatria de Zlatan Ibrahimovic por Ronaldo não é novidade. O atacante sueco sempre deixou clara sua admiração pelo ex-jogador brasileiro, e segundo o próprio camisa 9 do Manchester United, admiração pelos brasileiros corre na família: seu filho é fã de Neymar.

Em entrevista à ESPN Brasil, Zlatan voltou a se derreter por Ronaldo e fez uma análise de Ronaldinho e Cristiano Ronaldo, dando preferência clara aos brasileiros.

- O que ele fez, acho que ninguém mais fará. Era natural dele, não foi algo construído. Ele não foi fabricado. O Ronaldo era natural, nasceu para ser o que foi. Não foi algo que ele treinou para se tornar.

Sobre Ronaldinho, Ibra relembra que atuaram juntos no futebol italiano e admite que o brasileiro já não estava no auge, mas sua admiração não diminuiu.

- Ronaldinho também foi fenomenal. Nós jogamos juntos no Milan, mas ele não vivia mais os melhores dias como antes. Porém eu adorava quando jogávamos e ele estava correndo com os cabelos bagunçados, driblando rápido e quando ele queria, fazia os outros parecerem crianças perto dele.

Zlatan também fez uma análise sobre o futebol de Neymar, jogador brasileiro de maior expressão no futebol europeu atual, e revela que camisas do Barcelona são espalhadas em sua casa graças ao seu filho, fã do camisa 11.

- Achei que ele ia ter dificuldade no Barcelona por causa do Messi, mas ele tem feito um grande trabalho. Ele é Neymar, está fazendo coisas que, Maximilian, meu filho mais velho o tem como seu jogador favorito. Ele usa as mesmas chuteiras. Neymar está por toda parte na minha casa. Neymar está por todo lado da minha casa. Estou feliz por ele. Acho que ele é um bom exemplo para jogadores de futebol e para as crianças. Porque ele é o tipo de jogadores que elas querem ser. Eles copiam as coisas que ele faz.

E Ibrahimovic ainda vai além... Segundo o jogador, Neymar tem tudo para ter sucesso com a seleção brasileira, apesar de não viver o mesmo momento de glórias com a camisa verde amarela do que Ronaldo e Ronaldinho..

- Você vem da minha época, não é o mesmo ambiente de Ronaldo e Ronaldinho quando eles jogavam, porque o time naquele momento estava quase no mesmo nível. Neymar está em uma posição diferente porque, quando se trata da seleção, ainda é um time fantástico, mas não no mesmo nível de Ronaldo e Ronaldinho. Mas ele vai vencer, ele é um vencedor e gosto de vê-lo jogar.

O sueco também opinou sobre as maiores estrelas atuais do futebol. Enquanto falou que Cristiano Ronaldo não é naturalmente talentoso como seus "xarás" brasileiros, ele exaltou a dedicação do português. 

- Ele é diferente, porque é fruto de muito treino. Não é natural...

Sobre Messi, no entanto, Ibrahimovic garantiu que quem joga futebol profissionalmente sabe que o argentino é o melhor jogador do mundo.

- Joguei com Messi, sem quem ele é. Para mim ele é o melhor, não tem ninguém mais. Todo mundo que joga futebol diz que Messi é o melhor, significa que ele é o melhor. 

O camisa 9 do Manchester United também minimizou as premiações de melhor do mundo, questionando os critérios delas, mas disse não se importar com o reconhecimento de outros para validar seu trabalho. 

- Acho quando se fala de Bola de Ouro, essas coisas, não preciso de um prêmio para saber que sou o melhor. Tenho uma mente à prova de balas. Não preciso de troféus para dizer a mim mesmo que sou o melhor, como outras pessoas. Não sei como olham isso. Se você teve um ano individual fantástico ou se você teve o um ano coletivo fantástico. Porque houve temporadas que jogadores deveriam ter ganhado e não ganharam. Então se torna um pouco político, mas não quero julgar jogadores, porque são grandes jogadores.