De Rodriguinho a Lucca: saiba quem ainda pode deixar o Timão em 2017

Seis jogadores entre os 35 que terminaram a temporada de 2016 no elenco do Corinthians não se reapresentarão ao técnico Fabio Carille no próximo dia 11 de janeiro, data da volta da equipe aos trabalhos: Willians e Isaac, devolvidos a Cruzeiro e Botafogo-SP, Rildo, dispensado do Timão e reforço do Coritiba para 2017, Carlinhos e Mantuan, "emprestados" ao time sub-20 para a Copa São Paulo, e Gustavo, emprestado por um ano ao Bahia. O elenco agora voltou a 35 nomes com as entradas de Jô, Luidy, Kazim, Moisés, Maycon e Mendoza, mas tem chances de ser reduzido nos próximos dias, pois a diretoria tem lidado com propostas e sondagens por diversos nomes.

São nove os jogadores cotados para deixar o Timão em 2017, inclusive três que terminaram o ano passado como titulares: Fagner, Rodriguinho e Marlone. Deles, os dois primeiros têm representantes com boa entrada nos mercados europeu e asiático e podem receber ofertas vantajosas brevemente. Já o último nome foi alvo de uma investida formal do Atlético-MG, que ainda não desistiu do negócio. Veja a seguir o status de cada nome que pode sair do Corinthians.

MARLONE

Atlético-MG apresentou a primeira proposta em 21 de dezembro: cerca de R$ 10 milhões por 100% dos direitos econômicos de Marlone, sendo que o Corinthians embolsaria metade do valor. O Timão recusou por não concordar com a forma de pagamento parcelada, mas as conversas seguiram. O Galo tem perspectiva de receber um dinheiro que pode facilitar as negociações, mas uma nova investida ainda não foi realizada. A ideia é resolver a situação até o fim desta semana.

FAGNER

Há três temporadas no Corinthians, Fagner tem recebido sondagens nas últimas semanas, mas a proposta oficial mais recente é de julho do ano passado. O próprio clube, no entanto, tem preocupação com as indicações que recebe dos representantes do jogador de 27 anos sobre a chance de uma oferta importante da Europa. Os agentes atentam para o futuro do lateral, que faz parte da Seleção Brasileira de Tite e não quer correr o risco de não atuar em alto nível em 2017.

RODRIGUINHO

A janela de transferências da China está aberta desde o último domingo e um dos jogadores pretendidos por um grande clube do país é o corintiano Rodriguinho. A expectativa dos representantes é receber uma oferta até quinta-feira, quando há reunião agendada com a diretoria do Corinthians. O Timão foi avisado desta possibilidade e não descarta o negócio, apesar da ideia de manter o camisa 26 ao menos até o meio do ano, quando há expectativa de propostas mais vantajosas.

GUILHERME ARANA

É outro caso de jogador cujos representantes buscam oportunidades de negócio no mercado europeu. Valorizado por conta do histórico positivo na base, é visto como alta aposta do Corinthians. No momento, a ideia é esperar pelo Sul-americano sub-20, que começa no próximo dia 18. Uma boa campanha da Seleção Brasileira pode incrementar o valor cobrado pela possível saída. A princípio, não deve sair em 2017.

JEAN

Volante contratado do Paraná atuou em dois jogos no Brasileirão de 2016 e a avaliação do Corinthians é de que ainda não está pronto para fazer parte do elenco principal. Fabio Carille quer analisar o jogador de 22 anos na reapresentação do elenco, mas os representantes têm pressa para definir a situação, pois temem que uma dispensa no meio dos Estaduais pode diminuir o mercado do camisa 21, que já não é tão grande.

LUCCA

Corinthians recebeu ao menos duas sondagens e pedidos de informação sobre Lucca para um contrato por empréstimo de um ano. Até agora, no entanto, não houve apresentação de proposta. A diretoria foi comunicada de que ele deve receber ofertas e pode não se opor à saída dele. Após empréstimo do Criciúma, Lucca foi comprado pelo Corinthians em março de 2016 por cerca de R$ 4,5 milhões. Entretanto, ele teve temporada irregular e não conseguiu se firmar como titular.

MARQUINHOS GABRIEL

É alvo do rival Santos para 2017, mas a primeira proposta foi recusada pelo Corinthians. O Peixe queria uma troca por empréstimo de um ano envolvendo os nomes de Marquinhos Gabriel e do volante Alison, que defenderia o Timão neste ano. Não houve negócio. Até o momento, sem ofertas de outros clubes, o Corinthians aguarda uma manifestação do Santos. A tendência diante do cenário é de que o meia-atacante permaneça neste ano.

MENDOZA

Assim como Jean, é um jogador que o Corinthians ainda não definiu como utilizar em 2017. Ele será avaliado pelo técnico Fabio Carille após a reapresentação, mas não estão descartadas possibilidades de negócio. O jogador já manifestou o desejo de não ser emprestado a outros clubes brasileiros neste ano, mas tem mercado reduzido fora do país. Situação aberta.

MOISÉS

Lateral-esquerdo está nos planos de Fabio Carille para 2017, especialmente em razão da possibilidade de saída de Guilherme Arana. Ele foi destaque do Bahia na Série B durante um ano de empréstimo e é alvo de insistência do clube nordestino pela permanência. O Corinthians está resistente em fazer negócio com o Bahia, especialmente porque os representantes do jogador de 21 anos buscam propostas do futebol europeu e resta apenas um ano de contrato no Timão.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos