Topo

Brasil sedia evento inédito em busca do capoeirista mais completo do mundo

06/01/2017 16h41

De olho no resgate às essências da capoeira no Brasil, a cidade de Salvador (BA) sedia, no dia 28 de janeiro, um torneio inédito em busca do capoeirista mais completo do mundo. A competição conta com um formato inovador e terá como jurados os mais renomados mestres do esporte mundiais. Os ingressos são gratuitos e as inscrições já estão abertas.

O Red Bull Paranauê acontecerá no Farol da Barra (BA), a partir das 14h30, e busca perpetuação dos ensinamentos de grandes nomes, como Mestre Bimba, Mestre Pastinha e Mestre João Grande. A competição conta com a curadoria e o aval do Mestre Sabiá, que tem mais de 30 anos de experiência com a Capoeira.

- Fiquei muito feliz com o conceito que criamos, porque pensamos no futuro sem tirar o pé do passado. A capoeira tem um universo muito maior, que inclui resistência e história de superação. Tem história, tem cultura por trás. Mas conseguimos levar tudo isso para o evento: a veia esportiva, a veia competitiva, agregando todos os segmentos da capoeira - explicou o Mestre Sabiá.

No dia 28, os competidores terão que mostrar suas habilidades em três dos principais segmentos da capoeira: Angola, Regional e Contemporânea. O objetivo é encontrar qual deles é capaz de jogar e passear por todos eles com melhor desempenho. Para definir o campeão, o evento terá três toques da capoeira, cada um representando um estilo específico: Toque Jogo de Dentro (Angola), Toque de Iúna (Regional) e Toque São Bento Grande Regional (Contemporânea).

Dois capoeiristas se reunirão no centro e sortearão dois toques para serem jogados, com 40 segundos para cada um dos toques. Seis mestres serão os juízes, definindo, entre os dois participantes de cada jogo, quem passará para a próxima etapa, até surgir o grande campeão. O capoeirista mais completo do mundo ganhará três dias na academia do Mestre João Grande em Nova York (EUA).

Mestres presentes

Seis mestres brasileiros farão parte do corpo de jurados do Red Bull Paranauê, com dois deles representando cada um dos estilos de Capoeira em jogo:

Mestre Nenel: Representando a Capoeira Regional

Mestre Itapuã: Representando a Capoeira Regional

Mestre Jogo de Dentro: Representando a Capoeira Angola

Mestre Virgílio: Representando a Capoeira Angola

Mestre Paulinho Sabiá: Representando a Capoeira Contemporânea

Mestre Capixaba: Representando a Capoeira Contemporânea

Seletivas

Dezesseis capoeiristas serão selecionados por meio de qualificatórias em três cidades para disputarem a final do Red Bull Paranauê em Salvador. Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador recebem as seletivas do evento e as inscrições podem ser feitas gratuitamente por qualquer capoeirista brasileiro ou estrangeiro pelo site www.redbull.com.br/paranaue, com limite de 100 vagas por etapa. Houve, ainda, uma seletiva disputada em Barcelona (ESP) em 2016, onde o brasileiro Chipa, que atualmente mora nos Estados Unidos, conseguiu sua classificação para o evento final.

Rio de Janeiro

12/01/2017

Local: em frente aos Arcos da Lapa (Aqueduto da Carioca)

Horário: 18:00

Vagas para o Red Bull Paranauê: 2

São Paulo

13/01/2017

Local: Red Bull Station - Praça da Bandeira, 137, Centro - São Paulo/SP

Horário: 18:00

Vagas para o Red Bull Paranauê: 2

Salvador

26/01/2017

Local: Praça atrás do Projeto Mandinga - Rua das Laranjeiras, 27, Pelourinho - Salvador/BA

Horário: 16:00

Vagas para o Red Bull Paranauê: 7

Seletiva Mundo (Capoeiristas de Fora do Brasil)

26/01/2017

Local: Praça atrás do Projeto Mandinga - Rua das Laranjeiras, 27, Pelourinho - Salvador/BA

Horário: 16:00

Vagas para o Red Bull Paranauê: 4