Topo

Especialistas analisam a contratação de Muriqui, novo reforço do Vasco para 2017

06/01/2017 16h22

Muriqui foi anunciado nesta sexta-feira como novo reforço do Vasco para esta temporada. O jogador de 30 anos já teve uma passagem pelo clube em 2003 e atuou em times do Japão, Catar e China durante os últimos seis anos. Em 2017 retorna ao Cruz Maltino ainda em processo de recuperação, após lesão no Toyko (JAP).

Este ano, Muriqui marcou quatro gols em 20 partidas pelo Toyko. Passou muitas disputas no banco de reservas, devido a uma lesão que agravada por descuido do departamento médico do clube japonês. Sua última atuação no Brasil foi pelo Atlético-MG, em 2009, onde marcou 11 gols.

Luiz Fumanchu, campeão carioca com o Vasco em 1977 acredita que a contratação pode ser perigosa para o Vasco, porque trata-se de um atacante de idade já avançada que chegará ao time ainda em recuperação.

- Ele não teve um bom rendimento no futebol japonês. Muriqui é um jogador de trinta anos, o que pesa bastante. Começou em time pequeno (Madureira), passou pelo Atlético MG e jogou bem no futebol chinês, mas o rendimento dele sofria algumas quedas de vez em quando. No Japão não jogou tanto por conta de contusão. Se ele estiver bem clinicamente, pode fazer algo pelo Vasco. Se não se recuperar, pode prejudicar a equipe. Ele vai passar um tempo em recuperação ainda, mas se não demorar, pode ajudar o Vasco nesta volta à Série A.

O vascaíno e ex-jogador do Cruz Maltino Geovani confia no potencial de Muriqui, mesmo com sua chegada em período de recuperação e diz que sua passagem pelo Vasco em 2003 é um fator positivo na contratação. Mas destaca que todos os outros setores do Gigante da Colina precisam de reforços.

- Ele já jogou no Vasco e sabe a pressão que é. Não sei se é o ideal agora porque está se recuperando, mas só de ter passado pelo time, já é uma grande coisa. Ele sabe como a equipe joga. Não vai precisar aprender a acompanhar o ritmo. O time todo precisa de reforços. Tenho visto jogadores do Bahia e de outros clubes nacionais que não contam com muitos nomes reconhecidos que seriam muito bons no Vasco. Não adianta contratar um jogador que seja caro e que não vai funcionar bem na equipe. Como vascaíno, eu vou torcer para que o desempenho dele seja bom e que possa trazer conquistas ao clube.

Para Sorato, destaca a experiência de Muriqui em torneios internacionais e afirma que com dedicação, o atacante pode ajudar o Vasco neste retorno à Série A. Além disso, o multicampeão pelo Vasco, acrescentou que não apenas o ataque que precisa de jogadores.

- Quando ele foi para o exterior, ele estava muito bem no Atlético-MG. Jogou uns campeonatos lá fora e se mostrou um jogador habilidoso que faz gols, o que é muito importante. Se ele estiver no mesmo nível, vai trazer benefícios ao Vasco. Na sua outra passagem, ele não foi muito bem porque sofreu contusões. Mas vai ter um processo de adaptação. O Vasco ainda precisa de lateral-esquerdo. Se desfez de alguns jogadores e é necessário que reponha. Acho importante ter jogadores de meio campo, mais um atacante e zagueiro. O time não pode fazer loucura contratando jogadores caros, porque o financeiro ainda não permite isso. Mas o Muriqui é um jogador experiente e pode acrescentar muito ao elenco.

Com a chegada de Muriqui, o Vasco fecha sua segunda contratação para esta temporada. O primeiro reforço anunciado foi o jogador Escudero, que já se apresenta para a primeira etapa da Flórida Cup.