Topo

Veja como seria a Copa do Mundo de 2014 se ela já tivesse 48 seleções

09/01/2017 12h45

A Fifa está muito próxima de anunciar o aumento da Copa do Mundo. Ao invés das 32 atuais, o Mundial de 2026 deverá ter 48 equipes, 16 a mais. Como ainda não é oficial, também não existe uma confirmação de qual será o novo formato, e nem para onde essas vagas vão. Porém, já dá para se ter uma ideia do que vai acontecer. O LANCE! fez uma simulação de como a Copa de 2014, que foi no Brasil, seria se já contasse com tal regulamento.

A imprensa internacional especula que a Europa passe a ter 16, ao invés das 13 atuais. A África deve dobrar, ter 10 ao invés de cinco. A Ásia tem quatro, além de uma vaga em repescagem. Iria para oito.

A América do Sul ganharia uma. Iria de cinco para seis, enquanto a Concacaf (que compreende a América do Norte, América Central e Caribes), ficaria com seis, ao invés de três e mais uma repescagem. A Oceania passaria a ter uma já garantida.

A Copa do Mundo de 2014, no formato que foi, teve apenas a Bósnia como estreante. Com 48, teria outras nove: Uzbequistão, Qatar, Jordânia, Omã, Etiópia, Burkina Faso, Panamá, Venezuela e possivelmente a Islândia.