A pedido de Renato Gaúcho, Léo Moura é o novo reforço do Grêmio para esta temporada

A pedido do técnico Renato Gaúcho, a contratação de Léo Moura para este ano foi realizada. Aos 38 anos, ao atleta assinou com o Tricolor por uma temporada e se apresenta nesta quinta-feira. O técnico acredita que a experiência do jogador pode ajudar o clube a se manter firme em um período com grandes competições, como a Copa Libertadores.

Durante dez anos, Léo Moura foi ídolo do Flamengo e esteve presente em grandes conquistas como o Campeonato Brasileiro de 2009 e a Copa do Brasil de 2006 e 2013. Além dos títulos pelo clube, o jogador foi eleito o melhor lateral direito do Brasileirão durante quatro anos seguidos (2006, 2007, 2008 e 2009). Em 2016, o atleta atuou no Santa Cruz, onde participou de 33 das 38 partidas da Cobra Coral e levou o troféu da Copa do Nordeste.

Este ano, o setor em que atuará ainda não foi definido, mas Leo mostrou que pode ser um jogador multi-tarefas quando ocupou a posição de meia no Santa Cruz. Dessa forma, Renato Gaúcho terá uma boa opção para as duas posições em meio a uma disputa acirrada pela titularidade, já que Douglas é o meia absoluto do time e Edílson é o lateral-direito.

Especialistas analisaram a contratação e disseram ao L! como a experiência de Leo Moura pode ajudar o Grêmio este ano.

JOÃO CARLOS ASSUMPÇÃO (colunista do LANCE!)

Acho que a contratação de Leo Moura pelo Grêmio foi ótima para os dois lados. Para o jogador porque se trata de uma chance de atuar num dos principais times brasileiros e se manter na elite. Para o clube porque Leo Moura tem muitas qualidades e experiência. Importante num ano com tantos desafios como o de 2017 para o Grêmio e seu técnico, Renato Gaúcho.

Muitos podem dizer que Leo Moura está "velho", mas não. Com 38 anos, está em boa forma e tem muito a acrescentar. Pode ser um dos líderes gremistas. Fora que o contrato, pelo que eu saiba, é de um ano. E Leo Moura, além de experiente, é polivalente. Pode atuar na lateral ou no meio.

No Santa Cruz não foi mal, apesar do descenso. E quase não desfalcará o time.

Tem história no futebol, os dez anos de Flamengo e muita qualidade. Ponto para o Grêmio então, que acertou ao apostar no jogador. Vale a aposta. Vale a tentativa.

RODRIGO OLIVEIRA (Jornalista na Rádio Gaúcha)

O Leo Moura é um bom reforço para o Grêmio pelas condições em que o Grêmio estava fazendo o negócio. Primeiro é um jogador que vem para grupo, para ser coadjuvante, porque na fase que está na carreira, não é aquele jogador do Flamengo para ser titular absoluto, para ser um reforço de peso ou um protagonista no time. O segundo ponto é que é um salário relativamente baixo para a média do time titular do Grêmio e é um contrato curto. Ou seja, se eventualmente ele não der certo, o prejuízo vai ser mínimo, porque o custo não é tão alto e terminando o contrato, ele é liberado sem ter prejuízo para o clube. Considerando que o reserva da lateral-direita no ano passado era Wallace Oliveira, que não deu resposta e parece que se justifica a contratação. Além disso, é um jogador experiente, tem liderança, pode agregar positivamente para os jovens do grupo e, o mais importante, é que é um jogador indicado pelo Renato e me parece ter aquele perfil de jogador que cresce como Renato. Uma das virtudes do Renato é fazer com que determinados jogadores que estão no seu auge voltem a ter grande rendimento. Por esse conjunto de fatores, acho que se justifica se a expectativa for que ele seja um reforço para o grupo e não uma contratação de peso para encarar uma Libertadores.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos