Topo

São Paulo comemora aniversário de 85 anos do primeiro título na história

10/01/2017 14h27

O São Paulo comemora, nesta terça-feira, uma data simbólica em sua história. Há exatos 85 anos, em 10 de janeiro de 1932, o Tricolor foi campeão pela primeira vez. A taça foi erguida no Parque São Jorge após goleada por 4 a 1 sobre o Corinthians e era referente ao Campeonato Paulista de 1931.

A data foi lembrada pelo site oficial do São Paulo, que atualmente tem 21 títulos estaduais, mas não vence o Paulistão desde 2005. A primeira conquista aconteceu quando o clube nem sequer tinha dois anos de existência - foi fundado em 25 de janeiro de 1930 -, mas já tinha um vice no currículo.

Os gols da final foram marcados por Armandinho, duas vezes, Friedenreich e Araken Patuska, dois dos maiores jogadores da história são-paulina. Guimarães descontou para o Corinthians. Apesar de ter sido rival do jogo do título, o time do Parque São Jorge foi apenas o sexto colocado naquele Paulistão.

A disputa pela taça foi protagonizada com Santos e Palestra Itália, antigo nome do Palmeiras, que liderou quase todo o campeonato e terminou na segunda colocação superando o Peixe apenas no número de vitórias, com 43 pontos. O São Paulo, campeão, ficou com 45.