Topo

Luis Ricardo entra na fase final de recuperação para voltar ao Botafogo

Satiro Sodre/SSPress
Imagem: Satiro Sodre/SSPress

16/01/2017 07h00

Neste domingo foi dado um passo importante para a volta de Luis Ricardo aos jogos. O lateral-direito do Botafogo foi a campo pela primeira vez, em 2017. Acompanhado de três profissionais da comissão técnica, ele fez um trabalho de transição no gramado de General Severiano. Piques curtos, movimentando e equilibrando o corpo após a cirurgia à qual o tornozelo esquerdo dele foi submetido, em setembro último, após fratura.

Era o grande momento de Luis. Reinava nas assistências do Alvinegro - havia concedido duas naquela fatídica partida contra o Grêmio - e acabara de renovar o contrato até dezembro do ano corrente. Alemão lhe substituiu nos últimos meses do ano passado, mas não permaneceu. Jonas, recém-contratado, é quem vai assumindo a posição nos primeiros treinos e deve ser titular nas partidas iniciais. Inclusive contra o Colo Colo, pela Taça Libertadores.

"Estou recuperado, mas início de temporada todos começam zerados e a briga é sadia pela condição de titular. A concorrência será muito boa. Espero que isso aumente cada vez mais o nível de nossa equipe. Vou trabalhar como sempre fiz em minha carreira, respeitando todos", afirmou Luis Ricardo ao LANCE!.

Nas últimas semanas do ano passado, o camisa 4 parecia estar num estágio um pouco mais avançado de recuperação do que retornou. Mas não é nada demais. Apenas excesso de precaução, o que nunca é demais. O problema físico fora grave. Neste retorno, ele vinha fazendo atividades nas instalações internas do Botafogo antes de aparecer no gramado.

"Ele tem trabalhado, mas é claro que não está no mesmo nível dos demais", explicou o preparador físico Ednilson Sena, no último sábado.

Bate-bola

1 - Você já conhece seu novo concorrente, o Jonas?
Já vi alguns jogos dele e já joguei contra. É um lateral experiente, equilibrado, que, com certeza, nos ajudará muito. Chega para somar e, num ano com muitas competições difíceis, precisamos de reforços assim.

2 - Diante da concorrência, você se vê atuando no meio-campo, assim como no início do ano passado (em 2016 o Glorioso tinha poucas opções ofensivas)?
Hoje sou lateral-direito. É onde me sinto bem, onde rendo melhor. Mas estou à disposição para ajudar onde for preciso. Quero o melhor para o time, sempre. Se eu ajudar mais no meio, estarei à disposição para atuar nesse setor. Tenho certeza que o professor Jair saberá a melhor alternativa para arrancar o melhor de todos.

3 - Você vivia sua melhor fase individual quando se lesionou? Com que sentimento e que expectativa volta aos gramados?
Acho que era sim, mas é complicado falar. O futebol é muito dinâmico. Estava bem individualmente, foi uma fatalidade, mas o importante foi que o time soube se portar na reta final e alcançar nosso grande objetivo, que era a vaga na Libertadores. A minha expectativa para a volta aos gramados é a melhor possível. Estou muito confiante e, acima de tudo, animado. Se Deus quiser, será um grande ano para todos nós.

Quer receber notícias do Botafogo de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.