Fim das desconfianças e conceito: Corinthians segue missões na Florida

Não havia melhor maneira para Fabio Carille estrear como treinador efetivado no Corinthians nesta quarta-feira, pelas semifinais da Florida Cup. Diante do Vasco, uma goleada por 4 a 1 que deu mais confiança à torcida, tirou o peso das costas dos jogadores e, principalmente, ajudou o comandante a firmar alguns conceitos de jogo que têm sido trabalhados desde o início da pré-temporada, no dia 11: compactação, triangulação e superioridade numérica no ataque. Os próprios jogadores notaram a "nova cara" de 2017.

"É como o professor Fabio diz: buscamos uma equipe bem trabalhada, compacta, desde lá de trás, pressão alta, baixa e média. Tudo que a gente fez na semana fluiu hoje (quarta-feira), e creio que a cara do Corinthians esse ano e a impressão que vamos deixar para a torcida é de uma equipe encaixada e bem compacta", disse o meia Marlone, um dos destaques na estreia com um golaço marcado aos 45 minutos do primeiro tempo.

Carille iniciou os trabalhos com bola logo no terceiro dia da pré-temporada do Corinthians, ainda no CT Joaquim Grava. Ele definiu o time que deveria atuar no primeiro treino técnico e mudou apenas uma peça de lá para cá - Giovanni Augusto por Romero. Nesta quarta-feira, escalou o time no 4-1-4-1, mudou 100% das peças de um tempo para outro e viu a equipe marcar dois gols em cada etapa, com Camacho e Marlone na primeira e Kazim e Marquinhos Gabriel na segunda.

Kazim, aliás, foi uma das surpresas da noite, com um gol e uma assistência anotados em Orlando. Uma das críticas que o Corinthians de 2017 tem recebido é justamente sobre o nível técnico dos reforços. Além de Kazim, foram contratados Jô, Luidy, Gabriel, Paulo Roberto e o zagueiro Pablo, que não foi regularizado a tempo da Florida Cup. O desafio de Carille é superar as desconfianças.

"Eu tenho passado para os atletas para a gente se fechar e trabalhar, trabalhar bastante para melhorar. Tenho certeza de que, com o trabalho bem alinhado e a dedicação dos jogadores, aos poucos vai mudar essa opinião. É um grupo focado, está muito bom de trabalhar. É um início, mas já dá para perceber algumas coisas - diz o técnico.

Agora, o Corinthians se prepara para a possibilidade de já erguer uma taça na temporada. No próximo sábado, às 21h, a equipe volta ao Bright House Networks Stadium para a final da Florida Cup. O adversário pode ser o River Plate (ARG) ou então o rival São Paulo, do técnico estreante Rogério Ceni.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos