Topo

Vela: Etapa de Miami da Copa do Mundo abre ciclo olímpico

20/01/2017 14h38

A primeira grande competição internacional reunindo as classes olímpicas no ciclo Tóquio-2020 será aberta neste domingo. A etapa de Miami marca o início da temporada 2017 da Copa do Mundo da Federação Internacional de Vela, no City of Miami Regatta Park. Velejadores brasileiros medalhistas olímpicos estarão na disputa, como Martine Grael e Kahena Kunze, na 49er FX, e Robert Scheidt, agora competindo na classe 49er ao lado de Gabriel Borges. Além deles, Jorge Zarif também estará na água, defendendo a medalha de ouro que conquistou em Miami no ano passado.

- Agora é outro momento, começo de temporada e de ciclo olímpico. Vai ser o primeiro campeonato na Finn depois da Olimpíada, com vários adversários fortes. Não será fácil repetir essa medalha, mas vou em busca de um bom resultado - afirma Zarif.

As primeiras regatas estão marcadas para a próxima terça-feira, dia 24. As regatas de medalha estão previstas para os dias 28 e 29. De olho em mais um pódio, as campeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze chegam ao evento embaladas por um bom resultado na última semana: o título no Miami Mid Winters da classe 49er FX.

Em 2016, o Brasil conquistou três medalhas na etapa de Miami da Copa do Mundo. Foram dois ouros (Jorge Zarif, na Finn; e Robert Scheidt, na Laser); e um bronze (Fernanda Oliveira e Ana Barbachan, na 470 feminina). No total, o Brasil soma 39 medalhas, sendo 19 de ouro, 11 de prata e nove de bronze.

Os seguintes velejadores brasileiros vão a Miami para a Copa do Mundo: Martine Grael e Kahena Kunze (49erFX); Robert Scheidt e Gabriel Borges (49er); Jorge Zarif (Finn); Bruno Fontes (Laser); Henrique Haddad e Breno Abdulklech (470 masculina); Gabriella Kidd (Laser Radial); e Bruna Martinelli (RS:X feminina).