Sidão brilha, e São Paulo é campeão sobre o Corinthians nos pênaltis

Corinthians e São Paulo chutaram para longe o clima amistoso de pré-temporada. O clássico que poderia servir de teste para os clubes paulistas foi transformado em guerra na noite deste sábado em Orlando, nos Estados Unidos. Como o futebol ficou de lado, o título da "Ultimate Florida Cup", trocadilho para UFC, só tinha uma maneira de ser decidido: nos pênaltis. E aí brilhou novamente a estrela do goleiro Sidão, que já havia classificado o Tricolor para a final. Depois de pegar duas contra o River Plate (ARG), ele defendeu mais duas (Fellipe Bastos e Marciel) e virou herói do primeiro título da carreira de Rogério Ceni como treinador. O São Paulo venceu por 4 a 3 após 0 a 0 no tempo normal e comemorou a conquista.

Quem esperava ver um grande jogo de futebol se decepcionou. Os nervos estavam à flor da pele desde o início e bastaram 17 minutos para o gramado virar octágono. Uma confusão generalizada após uma falta dura de Bruno em Marquinhos Gabriel culminou nas expulsões do atacante Kazim, do Timão, e do zagueiro Maicon, do Tricolor. Os dois participaram da troca de empurrões e até agressão, envergonhando aqueles que gostariam de ver um jogo bem jogado e limpo.

As expulsões mudaram totalmente o panorama da partida. A experiência de Fábio Carille com Jô na ponta direita pouco pode ser observada, já que o time precisou recuar. O São Paulo mudou apenas uma peça (Breno por Douglas), mas a intensidade e ousadia do duelo contra o River Plate passou longe. Precavidos e com poucos recursos técnicos, os rivais sofreram para criar chances.

Faltavam chutes a gol e sobravam em divididas. Fágner, Buffarini, Camacho, Wesley, Moisés. Os jogadores se revezaram nas entradas duras, mas gol que é bom nada. O Corinthians até foi melhor no segundo tempo, com três boas oportunidades, mas Marlone, Giovanni Augusto e principalmente Romero, cara a cara com Sidão, desperdiçaram a chance de matar o jogo no tempo normal. No São Paulo, a melhor chance foi de Gilberto, escorando para fora ótimo cruzamento de Buffarini.

A rivalidade prejudicou o desenvolvimento do jogo em termos de ideias dos treinadores novatos, mas apimentou um jogo que poderia cair no desinteresse. Nada mais emocionante que decidir nos pênaltis, ainda mais no primeiro Majestoso fora do país. Sorte do são Paulo que estava com o pé mais calibrado nos pênaltis, que ofuscaram o fato de o time não ter marcado gol no tempo normal no torneio da Florida. E de que importa? Vale é o grito de "campeão", já que clássico é sempre um campeonato à parte, ainda mais valendo taça.

FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS (3) 0 X 0 (4) SÃO PAULO

Local: Bright House Networks, Orlando (EUA)

Data-Hora: 21/1/2017 - 21h

Árbitro: Jonathan Weiner (EUA)

Auxiliares: Abdel Kuttaineh (EUA) e Alexander DeRostaing (EUA)

Público/renda: Não divulgados

Cartões amarelos: Moisés, Fagner, Gabriel e Camacho (COR)

Cartões vermelhos: Kazim (18'/1ºT) (COR) e Maicon (18'/1ºT) (SAO)

Gols: -

Pênaltis: Fellipe Bastos (errou), Giovanni Augusto (acertou), Marciel (errou), Paulo Roberto (acertou) e Marlone (acertou) (COR)

João Schmidt (acertou), Cícero (acertou), Araruna (errou), Junior Tavares (acertou) e Gilberto (acertou) (SAO)

CORINTHIANS: Cássio; Fagner (Léo Príncipe, aos 19'/2ºT), Pedro Henrique (Vilson, aos 31'/2ºT), Balbuena (Yago, aos 31'/2ºT) e Moisés (Marciel, aos 25'/2ºT); Gabriel (Paulo Roberto, aos 25'/2º); Jô (Romero, aos 18'/2ºT), Camacho (Fellipe Bastos, no intervalo), Guilherme (Marlone, no intervalo) e Marquinhos Gabriel (Giovanni Augusto, aos 18'/2ºT); Kazim. Técnico: Fabio Carille.

SÃO PAULO: Denis (Sidão, no intervalo); Bruno (Junior Tavares, aos 17'/2ºT), Douglas (Lucão, aos 17'/2ºT), Maicon e Buffarini (Araruna, aos 40'/2ºT); Rodrigo Caio; Wellington Nem (Wesley, aos 13'/2ºT), Thiago Mendes (Neilton, aos 22'/2ºT), Cueva (Cícero, aos 17'/2ºT) e Luiz Araújo (João Schmidt, aos 25'/1ºT); Chavez (Gilberto, aos 13'/2ºT). Técnico: Rogério Ceni.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos