Contra o Rio Branco, Botafogo testa segunda opção tática. E pode ter mais

  • Vitor Silva/SSPress/Botafogo.

Neste domingo, o Botafogo coloca em prática, pela primeira vez, o que foi treinado nas últimas semanas. No amistoso contra o Rio Branco, no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica (ES) - o único teste antes do início da temporada, o técnico Jair Ventura vai querer dar ritmo e avaliar se a formação sem Camilo vai funcionar.

O meia vem treinando entre os reservas desde que foi convocado para a Seleção Brasileira (o jogo contra a Colômia é no mesmo dia da estreia do Glorioso no Carioca), e deve jogar apenas no segundo tempo. Sem ele, o meio-campo tem Montillo como articulador, e Rodrigo Pimpão fazendo companhia a Roger no ataque. O treinador verá como esta segunda opção tática funcionará.

"O Guilherme e o Joel chegaram há poucos dias, também não jogam. Não podemos correr riscos. Mas ficamos com opções. Não podemos jogar num sistema só. Possibilidades diferente é tudo que o treinador quer. É bom ter jogadores com características diferentes no elenco ", explica Jair, lembrando também uma terceira opção tática para o decorrer da temporada.

O time treinava com João Paulo à direita do meio-campo, Bruno Silva à esquerda, Camilo e Montillo mais à frente e Roger como referência. Quando o argentino foi poupado e, depois, com a convocação de Camilo, o treinador trocou o sistema 4-3-2-1 pelo 4-4-2 com meio-campo em losango. Nesta formação, João Paulo (depois Rodrigo Lindoso) e Bruno inverteram de lado.

Quando o "externo", como Jair prefere dizer, estiver à disposição, o treinador ainda terá a opção de transformar o time num 4-2-3-1, acirrando a disputa por vagas entre os volantes e meias/atacantes atrás do centroavante. Mas isso não deve ocorrer neste domingo.

O que Jair adiantou é que, no segundo tempo, os reservas entrarão. E ainda podem haver outras substituições. Após o intervalo, devem jogar Helton Leite, Marcinho, Marcelo, Igor Rabello e Gilson; Matheus Fernandes, Leandrinho e Dudu Cearense; Camilo, Pachu e Sassá.

João Paulo parece que terá vaga cativa, mas, com dores, está vetado, assim como Carli e Luis Ricardo, que ainda se recupera da cirurgia no tornozelo esquerdo. De todo modo, chance para outros.

Botafogo x Rio Branco

Local: Estádio Kleber Andrade, em Cariacica (ES)
Data-hora: 22/1/2017 - 17 horas
Árbitro: Felipe Varejão (ES)
Auxiliares: Fabiano Ramires (ES) e Vanderson Zanotti (ES)

Botafogo: Gatito Fernández, Jonas, Renan Fonseca, Emerson Silva e Victor Luís; Airton, Bruno Silva, Rodrigo Lindoso e Camilo; Rodrigo Pimpão e Roger - Técnico: Jair Ventura.

Rio Branco: Jaime; Lukas Sueth, Thiago Eleutério, Santiago e Matheus Zouain; David, Canário, Fábio Azevedo e Felipe Linhares; Felipe Capixaba e Márcio Carioca - Técnico: Flávio Annunziata.

 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos