Topo

Sidão supera até Ceni com início "pegador de pênaltis" no São Paulo

Chris O"Meara/AP
Imagem: Chris O'Meara/AP

22/01/2017 07h30

Aos 34 anos, talvez o goleiro Sidão não imaginasse que seu início no São Paulo seria tão bom. Com quatro defesas de pênaltis, duas na semifinal e duas na final, o arqueiro foi o herói da conquista da Florida Cup, torneio de pré-temporada nos Estados Unidos. De quebra, além de ser protagonista na primeira conquista do técnico Rogério Ceni, Sidão superou o início do ex-goleiro pelo time tricolor.

O enredo é parecido. Rogério Ceni também estreou pelo São Paulo em um torneio amistoso, o Troféu Santiago de Compostela, em 1993. E brilhou. Na semifinal, o ex-goleiro defendeu cobrança de pênalti de Dertycia na goleada de 4 a 1 sobre o Tenerife (ESP). Já na final ele defendeu a batida de Corti e garantiu o título para o Tricolor com a vitória sobre o River Plate (ARG) por 4 a 3 nos pênaltis após empate em 2 a 2 no tempo normal. Duas defesas, superadas agora por Sidão.

Curioso é que o goleiro que veio do Botafogo saiu do banco para ser herói. Na semifinal, ele entrou no intervalo no lugar de Denis e defendeu as cobranças de Martinez e Moya para garantir a vitória por 8 a 7 após empate em 0 a 0 no tempo normal. Na final, mesma coisa. Entrou no intervalo e pegou as batidas de Fellipe Bastos e Marciel para garantir o título. Ele comemorou.

"Eu não gosto de tomar gol nenhum. No pênalti as chances são mínimas para o goleiro, é dar a vida ali para defender. E agora a gente pode comemorar um título. É uma sensação inexplicável, agradecer muito a Deus por isso", afirmou Sidão, na saída de campo.

Rogério Ceni estreou no São Paulo aos 20 anos e permaneceu por mais 23 anos. Sidão não terá tempo para escrever uma história tão grandiosa assim, mas o início é tão vitorioso quanto o do ídolo da torcida, e marcado ainda por um número maior do novo pegador de pênaltis. Indicado pelo treinador, Sidão agora luta pela titularidade com Denis. Se o êxito nos pênaltis contar.