Topo

Vôlei de Praia: Etapa de João Pessoa marca estreia de novos times de olho em Tóquio-2020

24/01/2017 16h34

A etapa de João Pessoa (PB) do Circuito Brasileiro Open de vôlei de praia, que ocorre de sexta-feira (27/01) a domingo (29/01), apresentará várias novidades aos torcedores. Serão 13 estreias ou reestreias de parcerias, três delas envolvendo atletas que representaram o Brasil na última edição dos Jogos Olímpicos: Ágatha, Evandro e Pedro Solberg.

Pedro Solberg, que disputou o torneio olímpico ao lado de Evandro, começará em João Pessoa uma dupla com Guto Carvalhaes, campeão mundial Sub-21 em 2013 e eleito 'novato' de 2016 pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB). O carioca comentou a expectativa sobre o primeiro torneio.

- Estamos bastante animados, o Guto é um talento incrível, um garoto sensacional. Ele tem uma ambição grande, no bom sentido, de querer marcar seu nome na história, conquistar títulos. Me identifico bastante com isso. Nós gostamos de treinar forte, estamos bem felizes.

Ao lado de Guto, Pedro voltará a se concentrar na função de bloqueador.

- É a função que eu faço melhor, realizo com mais qualidade. Estou me readaptando, principalmente na parte física, mas está sendo um desafio muito positivo. Vamos ganhar entrosamento com o tempo, mas estamos muito animados e queremos chegar fortes para este primeiro torneio do ano - completou o campeão do Circuito Mundial de 2008.

No naipe feminino, outra estreia de destaque é da medalhista olímpica Ágatha, que passará a jogar ao lado da jovem Duda. Elas serão treinadas pela técnica Letícia Pessoa, que já comandou duplas como Adriana Behar/Shelda e Alison/Emanuel. Terceira atleta mais jovem a vencer uma etapa do Circuito Mundial, Duda falou sobre a expectativa.

- Quero aprender sempre mais e adquirir experiência, então essa parceria será muito importante neste sentido. Temos uma estrutura muito boa, estamos bastante concentradas e sabemos onde queremos chegar. João Pessoa é uma cidade que adora o vôlei de praia e será muito bom estrear lá - disse a sergipana de 18 anos.

Também entre as mulheres, Carolina Solberg estreará parceria com a medalhista olímpica Juliana. Assim como havia acontecido em quatro etapas de 2016, provisoriamente ao lado de Ágatha, a carioca atuará na defesa e conta como está a adaptação à nova função.

- Passei um período em Fortaleza, treinando e buscando aumentar o entrosamento com a Juliana. Está sendo muito legal, estamos bastante animadas. Ainda não me considero uma defensora, mas tenho muita vontade de evoluir e me aperfeiçoar. E essa experiência é muito divertida, sempre tive vontade de realizar alguns treinamos e funções dessa posição. E a Juliana é uma atleta versátil, podemos até mesmo revezar, cria possibilidades para nossa dupla. Vamos trabalhar e espero que tenhamos uma boa estreia - disse Carol.

Também estreiam novas duplas ou retomam parcerias passadas Evandro/André Stein (RJ/ES), Luizão/Márcio Araújo (AM/CE), Benjamin/Moisés (MS/BA), Maria Elisa/Carolina Horta (PE/CE), Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE), Josi/Lili (SC/ES), Renata/Thati (RJ/PB), Val/Ângela (RJ/DF), Rafaela/Eunyce (PA/AL) e Neide/Érica Freitas (AL/MG).

O Circuito Brasileiro Open é composto por 16 equipes no torneio masculino e outras 16 no torneio feminino. Os times são divididos em quatro grupos de quatro duplas na disputa da primeira fase, na sexta-feira. No dia seguinte ocorrem jogos válidos pela repescagem, quartas de final e semifinal. As disputas da medalha de bronze e das finais dos dois naipes ocorrem no domingo, com partidas apenas na parte da manhã. Os primeiros colocados de cada grupo avançam direto às quartas de final, enquanto segundos e terceiros de cada chave disputam o Round 1 (repescagem).

A temporada do Circuito Brasileiro Open 2016/2017 começou em setembro do ano passado, e João Pessoa (PB) será a sexta parada dos nove eventos programados. As próximas cidades que receberão o tour nacional em 2017 serão Maceió (AL), Aracaju (SE) e Vitória (ES).

No torneio feminino, Larissa e Talita (PA/AL), que venceram as três primeiras etapas, lideram com 1.480 pontos. No naipe masculino, Álvaro Filho e Saymon (PB/MS), que venceram em Brasília e Curitiba, além de terem conquistado três vices, estão em primeiro lugar no ranking geral da temporada com 1.880 pontos.