Topo

Skate: Sete brasileiros e dois espanhóis garantem vaga na semifinal do Oi Bowl Jam

27/01/2017 23h36

O Parque Madureira ferveu nesta sexta-feira, com o primeiro dia de Oi Bowl Jam, etapa de abertura do Mundial de Skate Bowl 2017. Nas eliminatórias que decidiram as vagas para a semifinal deste sábado, sete brasileiros e dois espanhóis incendiaram a pista e o público e garantiram as nove colocações disponíveis. Eles se juntarão às feras Pedro Barros, Bob Burnquist, Ivan Federico (Itália), Murilo Peres, Felipe Foguinho, Nilo Peçanha e Josh Borden, já garantidos por conta da classificação na última edição do torneio, quando ficaram entre os 10 primeiros. Ao todo, 16 atletas tentarão uma das oito vagas na grande final, que acontece neste domingo, a partir das 10h.

A melhor volta desta sexta-feira foi do espanhol Danny Leon, com 83.67, seguido pelos brasileiros Rony Gomes e Iago Magalhães. Caíque Silva, Alan Resende, Dan Cezar, Ítalo Penarrúbia, Marcos Gabriel e o também espanhol Jaime Mateu fecharam a lista de classificados.

- É a minha segunda vez aqui no Parque Madureira e fiquei muito feliz com o resultado. O calor é forte e, de tanto andar sem camisa nos treinos, fiquei até vermelho (risos). Minha expectativa é sempre disputar lá em cima e fazer uma boa volta. Quero curtir o evento e fazer o melhor possível - disse Danny Leon, após a divulgação do resultado.

Para o estreante em competições profissionais Iago Magalhães, esta sexta-feira foi única.

- O evento foi irado, com esse dia lindo. O que mais podíamos querer? Todo mundo da minha bateria andou muito, e consegui o que queria, que era fazer uma segunda volta boa. Cresci com as pessoas me incentivando, falando para eu seguir em frente, e hoje estou aqui, andando com grandes nomes do skate mundial, como Pedro Barros, Murilo Peres.... A expectativa para amanhã é acertar quantas linhas forem necessárias e quebrar tudo! - comentou o curitibano, de 19 anos.

A ausência sentida na competição de hoje foi de Sandro Dias, o Mineirinho. O atleta, hexacampeão mundial na categoria Vert, sofreu uma lesão no joelho na última semana e não conseguiu se recuperar a tempo. Mesmo assim, esteve presente na arena passando energia aos competidores.

Após as duas baterias classificatórias, os atletas já garantidos na semifinal puderam treinar para o evento deste sábado. Na sequência, houve uma apresentação dos skatistas Old School para a galera presente no bowl de Madureira. Evandro Luiz, vice-campeão brasileiro Grand Legend 2016, Luiz de Jesus (Come Rato), tricampeão brasileiro Legend, e Cesar Gyrão, campeão brasileiro Grand Legend, foram alguns dos destaques da ação.

O Oi Bowl Jam soma pontos para o ranking da World Cup Skateboarding (WCS) e a premiação é de 120 mil reais.