Cinco baianos garantem vaga em final de torneio global de capoeira

Na última quinta-feira foram definidos os finalistas que irão representar a Bahia no Red Bull Paranauê, torneio de capoeira que busca revelar o capoeirista mais completo do mundo. Com mais de 100 inscritos, a seletiva baiana aconteceu na casa do Projeto Mandinga, no Pelourinho, e definiu 11 finalistas entre baianos, outros brasileiros e estrangeiros para participarem da grande final do evento. A decisão acontece neste sábado, a partir das 14h30 no Farol da Barra (BA), com entrada aberta ao público.

A seletiva foi dividida em duas partes: a primeira definiu sete representantes da Bahia e de outros Estados do Brasil para a final; e a segunda escolheu quatro finalistas, representando os capoeiristas estrangeiros ou brasileiros que vivem no exterior. Barcelona, na Espanha, São Paulo e Rio de Janeiro já receberam suas qualificatórias, classificando, no total, cinco competidores para o Red Bull Paranauê. Ao todo, 16 capoeiristas participarão da final.

Stenio Almeida Aranha, Antônio da Silva Black, Eduardo Nunes Africano e Diop Baidy Caribu, este último da Bélgica, representarão a capoeira que é praticada fora do Brasil, seja pelo belga Baidy ou pelos brasileiros que moram em outros países. Lucas Ferreira Ratto, Kleber Santos Kbeção, Marcus Vinícius Anum, Débora Santos de Almeira Perolla e Nahuel Mingote Guaxini do Mar são os finalistas baianos do evento. Alisson Vieira Máscara, residente de São Paulo, e Roberto Campos Roliço, do Amapá, completaram a lista de classificados na última quinta.

- Uma competição como essa me ajuda muito. Aqui no Brasil tem muito capoeirista e existe uma amizade forte. Na Europa, às vezes me sinto muito sozinho e é outra energia, outra atitude. Estou muito confiante - afirmou o belga Diop Baidy, que já visitou Salvador inúmeras vezes e fala muito bem o português, resultado de seus 18 anos praticando capoeira.

Tanto as seletivas quanto a grande final buscam manter a essência da Capoeira e perpetuar os ensinamentos de grandes nomes como Mestre Bimba, Mestre Pastinha, Mestre João Grande e outros. As regras e o conceito são os mesmos para todas as etapas: os competidores terão que mostrar suas habilidades em três dos principais segmentos da capoeira: Angola, Regional e Contemporânea.

Para definir o campeão, o evento terá três toques da Capoeira, cada um representando um estilo específico: Toque Jogo de Dentro (Angola), Toque de Iúna (Regional) e Toque São Bento Grande Regional (Contemporânea). Dois capoeiristas se reunirão no centro e sortearão dois toques para serem jogados, com 40 segundos para cada um dos toques. O capoeirista mais completo do mundo, que será conhecido neste sábado, no Farol da Barra, Bahia, ganhará três dias na academia do Mestre João Grande em Nova York (EUA).

- Fiquei sabendo do evento pelos meus amigos e logo me inscrevi. É difícil ser mulher no meio da capoeira, porque o machismo impera, como em qualquer outro lugar da nossa sociedade. Mas vou na cara e na coragem, com garra e força de vontade. A sensibilidade feminina na roda de capoeira faz toda a diferença, a voz feminina ecoa diferente e dá outra energia - comentou Débora Santos, única mulher a chegar à final do Red Bull Paranauê, além de ser a finalista mais jovem, com 23 anos.

Confira os 16 finalistas:

Alisson Vieira "Máscara" (mora em São Paulo)

Lucas Ferreira "Ratto" (de Itapuã)

Kleber Santos "Kbeção" (de Salvador)

Roberto Campos "Roliço" (do Amapá)

Marcus Vinícius "Anum" (de Salvador)

Débora Santos de Almeida "Perolla" (de Salvador)

Nahuel Mingote "Guaxini do Mar" (de Salvador)

Stenio Almeida "Aranha" (brasileiro que mora nos Estados Unidos há 14 anos)

Diop Baidy "Caribu" (da Bélgica)

Antônio da Silva "Black" (é de Paulo Afonso, no interior da Bahia, mas mora na França) Eduardo Nunes "Africano" (é de Salvador, mas mora na Espanha)

Joseph Augusto (São Paulo)

Arthur Santos Dias da Cruz (São Paulo)

Anderson Cavalcante (Rio de Janeiro)

Antônio Ricardo Ribeiro (Rio de Janeiro)

Chipa (classificado pela seletiva em Barcelona, mas brasileiro que mora nos Estados Unidos)

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos