Topo

Vôlei de Praia: Ágatha e Duda conseguem virada e levam ouro

29/01/2017 13h32

A etapa de João Pessoa do Circuito Brasileiro certamente ficará para sempre na memória de Ágatha e Duda (PR/SE). A nova dupla conseguiu uma virada espetacular na manhã deste domingo, superando Larissa e Talita (PA/AL) por 2 sets a 1 (21/18, 20/22, 14/16), em 1h06 de jogo. Tudo isso após salvar dois match points no primeiro torneio juntas, na Praia de Cabo Branco, com o muito apoio da torcida local.

A medalha de bronze da parada em João Pessoa (PB) ficou com Elize Maia e Taiana (ES/CE), que venceram Fernanda Berti e Bárbara Seixas (RJ) por 2 sets a 1 (21/14, 16/21 e 15/11), em duelo que também esquentou a lotada arena. A próxima parada do tour nacional ocorre entre os dias 17 e 19 de fevereiro, em Maceió (AL).

O próximo compromisso de Ágatha e Duda, porém, é o evento Gigantes da Praia, no Centro Olímpico de Tênis, no Parque Olímpico da Barra, no dia 5 de fevereiro (domingo). Elas encaram Ana Patrícia e Rebecca (MG/CE) a partir das 9h (horário de Brasília), no primeiro jogo de vôlei de praia em uma quadra de tênis no país. Os ingressos já estão à venda.

Ágatha disse que o título era o objetivo, mas que também se surpreendeu com a rápida química estabelecida com Duda, especialmente contra as atuais líderes do ranking. Larissa e Talita chegaram a ter 14 a 12 no tie-break, mas Ágatha brilhou com grandes contra-ataques e bloqueios importantes em um momento crucial.

- Sempre entramos para ganhar, o objetivo sempre será esse. E quando as coisas acontecem em quadra, buscamos saber o que falta para conseguir esse primeiro lugar. E foi incrível esse ouro, o entrosamento rápido. Principalmente porque jogamos contra times excelentes. Larissa e Talita são uma referência, tivemos que suar por cada ponto, então estou saindo 'nas nuvens' com o título - analisou a medalhista olímpica.

- Eu recebi uma ajuda muito grande da Ágatha, ela 'cantou' todas as bolas, me guiou em quadra. Então fiquei muito focada na virada de bola, sem me preocupar com os erros que são normais no jogo. Ela sempre sorrindo, falando palavras de incentivo que não fizeram a gente relaxar e deixar de lutar - completou a tricampeã mundial Sub-19, Duda.

Apesar do vice-campeonato em João Pessoa, Larissa e Talita seguem liderando o tour nacional com relativa tranquilidade. Elas somam 1.840 pontos, mais de 700 de vantagem para o segundo lugar, e foram beneficiadas pelo fato de várias parcerias terem sido refeitas no final de 2016.

A medalha de bronze também foi emocionante. Elize Maia e Taiana (ES/CE) foram pela primeira vez ao pódio desde o início do projeto, em dezembro do ano passado. Elas superaram Fernanda Berti e Bárbara Seixas (RJ) por 2 sets a 1 (21/14, 16/21 e 15/11) na quadra central, em um jogo de alto nível. Taiana comentou a conquista do terceiro lugar em João Pessoa.

- A gente começou mesmo nosso trabalho neste ano, apesar de termos jogado a última etapa em 2016. Comissão técnica nova, tudo novo, um clima muito bom. Ainda tem muita coisa para ser feita, mas esse início com pódio é ótimo, sabemos que temos condições de estarmos entre as melhores do país e do mundo. Um primeiro passo importante, ainda mais em João Pessoa, que tem uma atmosfera especial - disse Taiana após a conquista da medalha.