Labirinto de estacas, tênis e inglês 'falante': o treino de Ceni no SP

  • Julia Chequer/Folhapress

Nesta quarta-feira pela manhã, o São Paulo se reapresentou após folgar na terça e fez mais um treino com o estilo do técnico Rogério Ceni. Atividade dividida em grupos, participação intensa do treinador, exercícios diferentes e algumas novidades. A atuação do assistente inglês Michael Beale foi uma delas.

Aos poucos, o gringo vai se sentindo à vontade para trabalhar entre os brasileiros. Ele falou muito durante o treino. Ainda com dificuldade com o idioma (tem feito aulas de português), já que está há pouco mais de um mês no Brasil, Michael tentou passar orientações aos jogadores com "calma", "vamos" e outros gritos. Ao lado do francês Charles Hembert, que fala português com fluência, ele é parte importante da comissão técnica de Ceni.

No campo, Michael e Charles comandavam um grupo de jogadores, Ceni e Pintado, outros. A primeira parte dos exercícios foi voltada para o 1x1, com os jogadores tendo de passar adversários e fazer o gol. Dois grupos precisavam marcar em mini traves, enquanto outro na baliza normal e com goleiro.

Em seguida, Ceni levou os jogadores para a metade do campo, agora com dois gols e goleiros. Três times tentavam marcar. Aquele que sofresse o gol, dava lugar a outro. O treinador exigiu muito dos atletas. Uma comemoração efusiva do gol de Wellington Nem marcou a atividade. Ceni aprovou.

Em um campo anexo, o goleiro Renan Ribeiro fazia trabalho à parte após se recuperar de uma lesão. Outra novidade: o preparador de goleiros Haroldo Lammounier treinava Renan lançando bolas de tênis com uma raquete. Chamou a atenção a força utilizada por Haroldo e a sequência de defesas do goleiro com a bola menor.

Rogério Ceni ainda não trabalhou a formação que utilizará no domingo, na estreia no Campeonato Paulista contra o Osasco Audax, na Arena Barueri. Isso deve acontecer nesta sexta-feira, quando fará um treino fechado para a imprensa. Nesta quarta, o que deu para observar é que Rodrigo Caio pode jogar no meio de campo. Durante toda a atividade, ele treinou no grupo dos volantes e meias. Na Florida Cup, torneio de pré-temporada, ele jogou à frente da zaga, no esquema 4-1-4-1 do técnico Rogério Ceni.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos